BRASÍLIA — A comercializadora de energia Electra Energy e a fabricante de carregadores Landis+Gyr anunciaram na quinta (10/10) a assinatura de um memorando de entendimentos para a implantação de uma rede de carregadores de carros elétricos e diferentes cidades do Brasil.
A perspectiva é que o sistema comece a ser ofertado a usuários de veículos elétricos de todas as marcas ainda em 2024.
O início da instalação dos primeiros carregadores está previsto para os próximos meses, com a expansão da rede progressivamente ao longo principalmente de 2025 e 2026.
Pela parceira, a Landis+Gyr fornecerá seus carregadores comerciais para a instalação não apenas nos clientes de energia da Electra, mas também na implantação da rede a ser desenvolvida em pontos estratégicos espalhados pelas cidades do Brasil.
A Electra, por sua vez, fará a gestão da rede de abastecimento e disponibilizará a energia elétrica proveniente de usinas renováveis para os dispositivos.
“Já estamos com a negociação avançada com um condomínio de Curitiba, para instalarmos de 30 a 50 pontos de recarga”, conta o CEO da Electra, Franklin Miguel.
7 mil eletropostos
Estimativas da Greener apontam que o Brasil deve encerrar 2024 com cerca de 6,8 mil estações de recarga para veículos elétricos em operação, com a instalação de 2,5 mil novas estações ao longo do ano.
A projeção é baseada na Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), que indica que o Brasil terá 10 mil estações de recarga públicas e semipúblicas até 2025.
No período entre janeiro e agosto de 2023, houve um aumento de 28% na quantidade de eletropostos públicos, alcançando 3,8 mil pontos de recarga, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No final de dezembro de 2022, eram 2.955 eletropontos.
Empresas como Raízen, BYD, Ipiranga, Tupinambá, EZ Volt, Vibra e outras têm implementado projetos para ampliar a quantidade de pontos de recarga públicos.