Térmicas a gás

Cade dá aval a projeto greenfield de geração de energia entre Capitale e SWAP

Superintendência-Geral aprovou, sem restrições, compra de 33,33% da SWAP pela Capitale. Objetivo é desenvolver projetos termelétricos a gás natural em Gaspar (SC), Araraquara (SP) e Uruguaiana (RS)

Nove de dez agentes alocam capacidade a partir de 2022 na rede da TAG.
Por se tratar de um projeto greenfield de geração de energia elétrica, a SG/Cade descartou eventuais preocupações concorrenciais

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) aprovou, sem restrições, a compra de 33,33% da SWAP Gás & Energia pela Capitale Holding. O objetivo é desenvolver projetos termelétricos a gás natural em Gaspar (SC), Araraquara (SP) e Uruguaiana (RS), destinados à participação em leilões de capacidade, e com potencial de exportação de energia para Uruguai e Argentina.

Os projetos consistem na estruturação, modelagem econômico-financeira, obtenção das licenças e autorizações necessárias e habilitação para participação em leilões de capacidade e de energia, sem envolvimento direto na construção ou na operação das usinas, que poderão ser alienadas a terceiros interessados em implantá-las e operá-las.

Por se tratar de um projeto greenfield de geração de energia elétrica, a SG/Cade descartou eventuais preocupações concorrenciais.

As empresas também pretendem avaliar a viabilidade técnica, econômica e regulatória de atividades de sistemas de armazenamento de energia em baterias e a produção de gás natural em poços terrestres maduros.

Com a operação, a SWAP Gás e & Energia passará a ter uma estrutura acionária tripartite (Grupo Roca, Capitale e Roberto Stadler), cada qual com 1/3 das ações. O valor pago pela Capitale, que é controlada pelo Grupo Capitale Energia, não foi divulgado.

Ao Cade, a Capitale afirmou que busca “desenvolver portfólio de ativos de geração termelétrica a gás natural aptos a competir em Leilões de Reserva de Capacidade, Leilões de Energia e no Ambiente de Contratação Livre (ACL)”.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias