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BYD inicia obras da sua fábrica na Bahia

Em janeiro de 2024, a chinesa subiu para a primeira posição no ranking de vendas de eletrificados no Brasil

BYD anuncia o início das obras da sua primeira fábrica de carros elétricos fora da Ásia, em Camaçari, na Bahia (Foto: Divulgação)
BYD inicia construção de complexo fabril de veículos elétricos em Camaçari, na Bahia (Foto: Divulgação)

RIO – A chinesa BYD, maior fabricante de carros eletrificados do mundo, anunciou nesta terça (5/3) o início das obras da sua primeira fábrica de carros elétricos fora da Ásia, em Camaçari, na Bahia.

O complexo fabril será construído em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela Ford, e conta com o investimento de R$ 3 bilhões. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima de 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação. 

“Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar. Não apenas em termos de emprego, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias e à contribuição para uma economia mais sustentável”, disse Tyler Li, presidente da BYD Brasil, durante o anúncio em evento na Bahia. 

A ideia da companhia é verticalizar a produção dos veículos no Brasil, permitindo preços ainda mais competitivos no mercado nacional que atendam a demanda crescente por carros elétricos. 

Inicialmente, os carros fabricados no complexo serão o elétrico BYD Dolphin; o BYD Song Plus, híbrido plug-in; o BYD Yuan Plus, 100% elétrico; e o BYD Dolphin Mini, recém-lançado no país. 

Também está entre os objetivos, nos próximos cinco anos, o processamento de lítio e ferro fosfato, que vão ser usados nas baterias dos veículos.

“A BYD tem como política de progresso, de investimento, atrair para dentro do seu polo fabril o maior número possível de fornecedores locais e nacionais”, afirmou Alexandre Baldy, conselheiro da BYD no Brasil.

“Em cinco anos, almejamos o processo de nacionalização de componentes locais e, certamente, um dos objetivos é a fabricação das baterias de lítio”, completou.

Segundo Baldy, a fabricação de baterias de lítio não está contemplada no pacote de R$ 3 bi, mas o executivo acredita que seja possível aumentar em pelo menos 70% os componentes locais em solo brasileiro. 

Recentemente, a montadora assinou um memorando de entendimento com a produtora brasileira de bioenergia Raízen para criação de hubs de recarga em oito capitais do Brasil.

De acordo com o comunicado ao mercado, o objetivo é tornar as soluções de recarga mais acessíveis e economicamente viáveis.

BYD assume liderança no Brasil

Em 2023, a BYD se consolidou na liderança do mercado de veículos eletrificados no Brasil e no mundo. Por aqui, a montadora fechou o ano na segunda posição do ranking, com cerca de 18 mil carros vendidos – atrás apenas da Toyota (21 mil) com seus modelos híbridos.

Em janeiro de 2024, no entanto, a chinesa subiu para a primeira posição, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com 4,3 mil unidades emplacadas no primeiro mês do ano.

O Dolphin Mini, que será fabricado na Bahia, foi anunciado oficialmente na última quarta-feira (28/2), e já vendeu mais de 7,6 mil unidades apenas nos primeiros dias após o lançamento. 

Com isso, a montadora liderou os emplacamentos no mercado brasileiro também em fevereiro. Ao todo, foram 4,4 mil carros elétricos comercializados, dos quais 1,9 mil eram híbridos, ultrapassando a Toyota.