Energia

Empresas se unem para impulsionar carros elétricos no Brasil

Grupo liderado pela 99 traça como meta criar 10 mil pontos de recarga até 2025

Empresas se unem para impulsionar carros elétricos no Brasil. Na foto, veículo elétrico carregando em estação de recarga
Uma das metas é criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o país até 2025. Atualmente, existem cerca de 1,5 mil pontos de recarga. (Foto: Felix Müller/Pixabay)

RIO – Um grupo de companhias do setor de mobilidade urbana, liderada pela empresa de tecnologia 99, lançou uma coalizão com o objetivo de impulsionar a infraestrutura para veículos elétricos no Brasil.

Uma das metas é criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o país até 2025. Atualmente, existem cerca de 1,5 mil pontos de recarga no mercado brasileiro.

Chamada de Aliança pela Mobilidade Sustentável, a iniciativa envolve a Caoa Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric.

A aliança pretende discutir formas para impulsionar toda a infraestrutura necessária à eletrificação da frota brasileira, a partir da criação de postos públicos de recarga.

O grupo também quer diminuir as barreiras para a aquisição de carros elétricos. A estratégia passa por facilitar o aluguel de veículos do tipo entre motoristas de aplicativo; fornecer apoio às montadoras e às outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos; além de monitorar a recepção pelo público. A cidade de São Paulo funcionará como polo pioneiro para implementação do programa.

A parceria contará com o suporte do DriverLAB, centro de inovações da 99 que deve investir cerca de R$ 250 milhões nos próximos três anos, sendo R$ 100 milhões em 2022.

Leia na epbr:

99 quer eletrificar a frota do aplicativo

A meta da 99 é que a participação dos veículos elétricos entre carros novos vendidos no país cresça dos atuais 2% para 10% até 2025.

A empresa também espera ter 300 automóveis elétricos operando no aplicativo em 2022 e que, até 2030, a eletrificação atinja 100% da frota do app.

A 99 acredita que o fato de o aplicativo da companhia ter 750 mil motoristas ativos dá escala para incentivar a demanda por carros elétricos e negociar melhores margens de custos de produção. Na China, a empresa opera mais de 30% de todas as estações de carregamento públicas por uma rede de parcerias.