BRASÍLIA – O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil teve o melhor semestre da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com mais de 32,2 mil emplacamentos de janeiro a junho de 2023.
O crescimento foi de 58% em relação ao mesmo período de 2022, quando o país registrou a entrada em circulação de pouco mais de 20,4 mil carros elétricos e híbridos. O volume de vendas no primeiro semestre de 2023 também ficou próximo ao observado em todo o ano de 2021 (34.990).
No acumulado de janeiro de 2012 a junho de 2023 a frota de carros elétricos em circulação no Brasil soma mais de 158,6 mil unidades.
Em junho deste ano, cerca de 6,2 mil veículos foram emplacados, 53% a mais que junho de 2022. Segundo a ABVE, foi o melhor mês de junho e o terceiro melhor mês de toda a série histórica, só superado por maio de 2023 (6.435) e setembro do ano passado (6.391).
A associação avalia que o mercado caminha para superar as projeções de 70 mil emplacamentos até o final do ano.
Veículos pesados
Apesar dos preços elevados no mercado, a produção brasileira de veículos pesados elétricos também deve avançar em 2023, projeta Walter Pellizzari, gerente executivo de estratégia corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).
Em entrevista à agência epbr, o gerente da VWCO afirmou que o consumidor está vendo benefícios na eletrificação e assegurou que a alternativa pode ser mais viável financeiramente do que o combustível tradicional numa operação.
“Temos visto que o consumo energético de um veículo elétrico corresponde a 40% do valor equivalente do diesel na operação. O segredo do elétrico, para que ele se pague, é a rodagem. Se você rodar 70, 80 ou 90 km por dia ou até 200 km, dependendo da autonomia da bateria, essa equação já fecha”, explicou.
Com foco maior em eletromobilidade, a VWCO pretende investir mais de R$ 500 milhões em soluções limpas em 2023.
Recentemente, a marca introduziu no mercado brasileiro o e-Delivery, caminhão elétrico desenvolvido e testado no Brasil.