BRASÍLIA – O número de veículos elétricos em circulação no Brasil cresceu 23% nos primeiros sete meses deste ano, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), compilados pela NeoCharge.
De dezembro de 2022 a julho de 2023, o número de elétricos plug-in e híbridos cresceu de 120.518 para 157.038.
Os veículos híbridos plug-in tiveram um crescimento maior, de cerca de 36,55%, nesse intervalo, passando de 25.954 para 35.407 unidades, quando os híbridos convencionais subiram de 83.952 para 106.346 unidades, uma alta de aproximadamente 26,62%.
Já o número de carros 100% elétricos aumentou de 10.612 para 15.285 unidades, cerca de 44% a mais.
Para fins de comparação, em 2015, a presença de eletrificados no Brasil era bastante limitada, com um pouco mais de 3 mil veículos com a tecnologia em circulação. Na época, apenas alguns modelos elétricos estavam disponíveis no mercado, e a infraestrutura de carregamento estava em estágios iniciais de desenvolvimento.
Recentemente, no entanto, diversas iniciativas vêm sendo anunciadas para ampliar o acesso e a produção nacional de carros elétricos, como a fábrica da BYD na Bahia e a fabricação de ônibus e caminhões elétricos pela Volkswagen.
Sudeste concentra o maior número de veículos
Em relação à distribuição geográfica, a maior concentração de veículos eletrificados está na região Sudeste, com destaque para São Paulo, que lidera a categoria de estados, seguido pelo Rio de Janeiro, em segundo lugar, e Minas Gerais, em terceiro.
De acordo com a pesquisa, as cidades com o maior número de veículos elétricos são: São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, com cerca de 27 mil, 8 mil e 7 mil unidades, respectivamente.
Híbridos são os preferidos dos brasileiros
Em relação às preferências dos consumidores, o levantamento apontou que os carros híbridos, que combinam combustível e eletricidade, estão em ascensão no Brasil.
Em 2022, cerca de 62% das vendas de veículos eletrificados no país correspondiam a versões híbridas. Ao todo, 30.439 unidades foram comercializadas.
Os modelos favoritos dos brasileiros são da Toyota, como o Corolla, Corolla Cross e RAV4, todos híbridos. Juntos, representam quase metade da frota total de veículos eletrificados no país.
Atualmente, a Toyota responde por 49,81% do total de carros elétricos vendidos no Brasil. É uma diferença significativa em relação à segunda colocada, a Volvo, que representa apenas 12% das vendas.
A montadora anunciou, no início da semana, que já iniciou testes para a implementação de veículos híbridos plug-in flex no país.
A iniciativa faz parte dos planos de investimento da empresa para os próximos cinco anos, e deve reduzir as emissões de carbono e aumentar a eficiência energética em cerca de 70% em comparação com veículos movidos apenas a combustão.
Para aprofundar: