A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira, 5, uma audiência pública para debater a política de preços de combustíveis da Petrobras. O encontro, um pedido dos deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ) e Célio Moura (PT/TO), contará com a presença do líder do movimento de caminhoneiros Wallace Landim.
[sc name=”adrotate”]
Para a audiência foram chamados também o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco; o presidente da BR Distribuidora, Rafael Grisolia. o diretor-geral da ANP, Décio Oddone; o coordenador geral de Acompanhamento de Mercado do Ministério de Minas e Energia, Deivson Matos Timbó; além de um representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mas nenhum deles confirmou presença ainda. O único outro convidado a confirmar presença foi o representante da Federação Única dos Petroleiros (FUP) Henrique Jagger.
O requerimento de audiência foi feito por Moura em maio. No requerimento, o deputado afirma que embora possam haver justificativas econômicas para a adoção dos reajustes de preço da Petrobras pautada na “política de preços no mercado internacional”, o consumidor fica à mercê dos reajustes, sem conseguir divisar com clareza sua necessidade.
[sc name=”newsletter”]
- Combustíveis e Bioenergia
- Energia
- Política energética
- Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
- Aureo Ribeiro
- BR Distribuidora
- Câmara dos Deputados
- Caminhoneiros
- Comissão de Defesa do Consumidor (CDC)
- Décio Oddone
- Federação Única dos Petroleiro (FUP)
- Política de Preços
- Preço dos combustíveis
- Roberto Castello Branco