Biocombustíveis

Lula autoriza debate sobre antecipação do aumento da mistura de biodiesel

CNPE pode voltar se a reunir este ano para deliberar sobre a antecipação do cronograma para elevar a mistura obrigatória

Presidente Lula (PT) autoriza debate sobre antecipação do aumento da mistura obrigatória (mandato) de biodiesel. Na imagem: Lula durante declaração à imprensa, em Hiroshima, no Japão (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Lula declarou que “está provado que é possível” aumentar a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

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Você vai ver aqui: Lula afirma que o CNPE pode voltar se a reunir este ano para deliberar sobre a antecipação do cronograma para elevar a mistura obrigatória de biodiesel.

E o petróleo segue em alta, com contratos futuros do Brent fechados a US$ 93,70 o barril, refletindo as perspectivas de restrição da oferta nos próximos meses.

Combustível do Futuro segue para a Câmara, com as metas de redução das emissões por parte das operadoras aéreas a partir de 2027. E sai a consulta para a redução da meta decenal do Renovabio.

TotalEnergies vai contratar 500 mil toneladas/ano de hidrogênio verde. Vendas de carros elétricos batem novo recorde nos EUA. Preço de sistemas fotovoltaicos caiu 17% no Brasil, no 1º semestre.

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Lula declarou que “está provado que é possível” aumentar a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil; e que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) pode voltar a reunir este ano para deliberar sobre o tema.

– “Quem sabe a gente tenha que convidar outra vez o Conselho Nacional de Política Energética e, quem sabe, aumentar de 12% para 13%, de 12% para 14%, porque está provado que é possível aumentar a produção”, disse.

– O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), defendeu que a mudança já aprovada este ano (10% para 12%), não levou a um impacto significativo nos preços nas bombas.

O setor produtivo propõe levar a mistura a 15% no primeiro trimestre de 2024. O impacto nos preços foi um dos motivos do governo Bolsonaro para reverter a elevação da mistura e travar em 10% até o fim de 2022.

– Outra preocupação é com a qualidade e a especificação do biocombustível. A ANP atualizou as regras este ano, que já entraram em vigor.

Conta favoravelmente aos produtores, nesse debate, a substituição de importações: mais biodiesel representa menos diesel fóssil importado e mais caro que o doméstico da Petrobras, que encerrou oficialmente o PPI este ano.

E o petróleo segue em alta. Os contratos futuros do Brent, para novembro, fecharam a sessão de quinta (14/9) com valorização de 1,98%, a US$ 93,70 o barril, refletindo as perspectivas de aperto da oferta da commodity nos próximos meses.

– A subida acontece um dia após a Agência Internacional de Energia (AIE) antecipar um déficit no mercado global, no 4º trimestre, à medida que a Arábia Saudita e a Rússia prolongaram os cortes de fornecimento.

Combustível do Futuro segue para a Câmara. Lula assinou o projeto nessa quinta (14/9), com metas de redução das emissões por parte das operadoras aéreas a partir de 2027, por meio do uso de combustíveis sustentáveis ou compensação. Veja as propostas

– Também cria o programa de diesel verde, para inserção de até 3% do novo biocombustível na mistura.

– E o aumento dos limites da mistura de etanol anidro à gasolina comum, da faixa atual de 18% a 27,5% para 22% e 30%. A mistura está em 27,5% e vai para 30%, por decisão do CNPE, após a aprovação do projeto. É a ideia.

Redução da meta decenal do Renovabio. O governo publicou o relatório de impacto regulatório para redução da meta decenal do Renovabio. A proposta é reduzir em 11% o volume de créditos CBIOs ao fim do ciclo de dez anos, em relação com o ciclo atual.

– A curva vem sendo reduzida ano a ano desde 2018. Desde o lançamento das metas, o Renovabio conviveu com crises e frustrações na oferta e demanda de biocombustíveis. A ideia do MME, agora, é ajustar as premissas e definir o horizonte de longo prazo do Renovabio.

Be8 contrata empréstimo vinculado a uso de óleo de cozinha. Produtora de biodiesel garantiu um novo financiamento de R$ 90 milhões com o Santander Brasil. É o terceiro vinculado a metas específicas de caráter socioambiental.

Por uma transição energética inclusiva. Sem planejamento adequado, mudanças na matriz elétrica podem ampliar desigualdade, escreve Edvaldo Santana, na coluna A transição explicada

TotalEnergies vai contratar 500 mil toneladas/ano de hidrogênio verde. Objetivo é substituir todo o hidrogênio de origem fóssil até o fim da década em seis refinarias e duas biorrefinarias da petroleira francesa na Europa.

Vendas de carros elétricos batem novo recorde nos EUA. No primeiro semestre, pela primeira vez na história, veículos eletrificados responderam por mais de 7% das vendas totais de carros no país, superando um ponto crítico para a adoção em massa. Em 12 meses, até junho, os americanos compraram quase 1 milhão de carros exclusivamente elétricos, de acordo com a Bloomberg Green.

Preço de sistemas fotovoltaicos caiu 17% no Brasil, 1º semestre. Levantamento da Greener mostra que o tempo para ter retorno do investimento diminuiu até 20%. A redução do custo para gerar a própria energia solar foi motivada pela queda no preço do módulo, a desvalorização do dólar frente ao real e o alto estoque dos distribuidores.

CTG Brasil vende participação em complexo eólico no Piauí. Chinesa vai receber R$ 14,7 milhões do FIP Salus Multiestratégia, pela alienação de parque de 600 MW, previsto para começar a operar em 2027 em Dom Inocêncio (PI).

Problemas na produção de GNL da Chevron na Austrália. Uma falha na instalação de Wheatstone interrompeu temporariamente cerca de 25% de sua produção de gás natural liquefeito nesta quinta (14/9) – mesmo dia em que trabalhadores sindicalizados intensificaram uma greve no ativo.

– Chevron informou que a causa do problema já foi identificada e que a empresa está trabalhando para retomar a produção plena. Não ficou imediatamente claro se a culpa estava relacionada com a greve.