Essa newsletter é enviada primeiro
aos assinantes, por e-mail.
Assine gratuitamente
COMECE SEU DIA
APRESENTADA POR
em jogo
Mercado de Gás | O ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Víctor Hugo Zamora, está no Rio de Janeiro para conversas com autoridades sobre a revisão da compra de gás pela Petrobras. O atual contrato de take or pay vence em 31 de dezembro. A Petrobras tem volume de gás comprados e não importados para trazer pelo Gasbol.
— A imprensa boliviana afirma que Zamora trará uma proposta redução do volume de gás para algo entre 18 milhões e 24 milhões de m³/dia. Atualmente, margem é de 24 milhões a 31 milhões de m³/dia.
— “Precisamos reduzir isso e ser realista. Podemos atingir cerca de 24 [milhões de] m³ por dia e precisamos gerar estabilidade, para que um dia eles não nos cobrem”, afirmou Zamora ao El Deber. Preocupação é evitar sanções à YPFB em caso de descumprimento.
— O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou nesta quarta (11) que as negociações ainda estão paralisadas, mas a ideia é reduzir o contrato para uma vazão entre 12 milhões e 20 milhões de m³/dia.
— A preocupação das autoridades brasileiras é evitar que todo o gás fique nas mãos da Petrobras, o que contraria o TCC assinado com o Cade e também a política do Novo Mercado de Gás. Obrigaria a ANP a fazer um gas release na chegada do gás no Brasil.
— Víctor Zamora tem reuniões marcadas com a Petrobras e também com o diretor-geral da ANP, Décio Oddone.
IPO da Gaspetro | Petrobras pretende realizar uma oferta de ações e abrir o capital da Gaspetro no segundo semestre de 2020. A Gaspetro (51% Petrobras e 49% Mitsui) é a subsidiária detentora das participações nas distribuidoras regionais de gás.
— A Petrobras precisa vender sua posição para cumprir o acordo com o Cade. E Castello Branco também citou que a Mitsui tem resistência em ser a sócia majoritária da Gaspetro.
Mercado Offshore | A Petrobras adiou para 3 de fevereiro a data para entrega de propostas para licitação para o afretamento do FPSO Itapu, área da cessão onerosa da Bacia de Santos. A licitação aconteceria em 20 de dezembro.
— A plataforma terá capacidade para produzir 120 mil barris por dia de petróleo e comprimir 3 milhões de m³/dia de gás.
Eletrobras | As eleições municipais de 2020 não devem influenciar na tramitação do projeto de lei (PL) que trata da privatização da Eletrobras, de acordo com o presidente da empresa, Wilson Ferreira Júnior. Ele conta com a aprovação do projeto no primeiro semestre do ano que vem. epbr
— O executivo defendeu a privatização, afirmando que é necessária para recuperar a capacidade de investimento e tornar a Eletrobras umas das três maiores empresas de energias renováveis do mundo.
— “A Eletrobras, no momento em que for privada, deve olhar para a América Latina como uma região onde ela tem características distintas para investir”, afirmou. Folha
Aneel | O diretor-geral da agência, André Pepitone, precisou suspender a reunião semanal da diretoria na manhã de terça (10) por interrupções do deputado Mauro Nazif Rasul (PSB/RO), que protestava contra o reajuste da Energisa RO, de 0,11% em média.
— “É inaceitável esse tipo de conduta de um parlamentar federal vir a agência ofender a diretoria e servidores públicos”, afirmou o Pepitone, ao reabrir a reunião. CanalEnergia
Brent | Preços registraram leve alta na terça (10), fechando a US$ 64,34 (+0,14%), mas voltaram a cair nesta quarta (11), chegando a mínima, até o momento, de US$ 63,81.
— Na agenda, como sempre, as negociações China x EUA. A imprensa americana publicou que uma nova imposição de tarifas, prevista para 15 de dezembro, pode ser adiada, enquanto os países negociam a “fase um” do acordo. Mas, oficialmente, a Casa Branca nega. Valor
— Também são aguardados dados oficiais de estoque e pronunciamento do Federal Reserve e mais sinais sobre os rumos da economia dos EUA.
Por e-mail, você recebe também recebe diariamente a agenda das autoridades
[sc name=”newsletter”]