BRASÍLIA — A companhia aérea Azul anunciou nesta quinta (25/7) que passará a adotar veículos elétricos no transporte de passageiros dentro dos aeroportos brasileiros. A iniciativa começou por Campinas (SP).
A partir de agora, os clientes que desembarcam e embarcam remoto no Aeroporto Internacional de Viracopos contarão com o apoio de nove vans elétricas como transporte – em substituição aos veículos a diesel usados atualmente para este trabalho em solo.
Segundo a companhia, a medida integra seu plano estratégico de ESG, entre as ações para redução de emissão de carbono e seu Programa de Eficiência de Combustível (PEC). A expectativa é deixar de emitir 112 toneladas de carbono ao ano, apenas com a substituição dos nove veículos.
A substituição de toda a frota de veículos em VCP foi feita após um estudo da própria empresa para avaliar todos os custos-benefícios envolvidos nesse tipo de operação. Os resultados devem motivar um plano para providenciar a troca dos veículos que hoje atuam em 36 aeroportos onde a Azul opera, informa em comunicado.
De acordo com Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, além de reduzir emissões, é esperada uma economia nos gastos com combustível e manutenção.
Em Viracopos, os custos com a manutenção dos novos veículos podem chegar a ser 70% menores em relação aos convencionais – que devido a baixa velocidade que precisam transitar na pista tinham mais risco de problemas técnicos, como até mesmo falhas e necessidade de troca do motor.
Outra vantagem será poder abastecer e providenciar reparos na base, sem precisar que o veículo se ausente da operação.