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Quem são os consumidores da eletromobilidade nos EUA?

Pesquisa da McKinsey descobriu que os entrevistados negros eram três vezes mais propensos a testar novas tendências de mobilidade

Quem são os consumidores da eletromobilidade nos EUA? Na imagem: estação carrega bateria de veículos elétricos com energia solar fotovoltaica (Foto: Divulgação/Envision Solar)
Estação carrega bateria de veículos elétricos com energia solar fotovoltaica (Foto: Divulgação Envision Solar)

Uma pesquisa da McKinsey sobre as preferências dos consumidores automotivos nos Estados Unidos descobriu que os entrevistados negros — cujos gastos devem chegar a US$ 190 bilhões até 2030 — eram três vezes mais propensos do que outros entrevistados a expressar interesse em tendências de mobilidade disruptivas, como veículos elétricos.

A pesquisa sugere que 40% dos consumidores negros esperam comprar um veículo elétrico nos próximos dez anos — mas o relacionamento com esses compradores dependerá de seu tratamento equitativo.

A pesquisa parte do recorte étnico para traçar tendências de consumo no mercado automobilístico dos EUA, não apenas elétricos, mas no qual negros e brancos têm perfis diferentes, em razão das inequidades — uma delas o acesso ao crédito, mesmo com a mesma renda.

“A análise da McKinsey sugere que os gastos dos consumidores negros com produtos automotivos atingirão US$190 bilhões até 2030”, diz o relatório (veja na íntegra, em inglês).

Esses consumidores estão particularmente preocupados com a disponibilidade de estações de carregamento e relatam mais dificuldades no acesso a financiamento.

“(…) os consumidores negros têm o dobro da probabilidade dos compradores brancos de serem cobrados de uma taxa de revenda nas compras de seus veículos e têm menos probabilidade de obter aprovação para empréstimos de automóveis em comparação com os tomadores de empréstimos brancos que têm pontuação de crédito e renda semelhantes”, identificou a sondagem.

Para conquistar essa fatia do mercado, os analistas sugerem três ações: oferecer financiamento equitativo aos compradores negros, melhorar o relacionamento com o cliente com estratégias direcionadas e investir na infraestrutura de carregamento — aumentar a confiabilidade da eletromobilidade.

O que leva o consumidor dos EUA à eletromobilidade?

Principais motivos identificados na pesquisa para a decisão de compra de um carro elétrico (negros/não-negros)

  1. É melhor para o meio ambiente (41%/51%)
  2. Redução de custos no uso (27%/33%)
  3. Redução da pegada pessoal de carbono (26%/43%)
  4. A conveniência de recarregar em casa (25%/24%)
  5. A performance do carro ou aceleração (23%/13%)

Brasileiro mais aberto à eletrificação

Outro estudo da McKinsey mostra que os brasileiros estão mais abertos à tecnologia do que os cidadãos de países ricos.

Identificou que a mobilidade elétrica vai demandar novos modelos de negócios no Brasil.

Além disso, 70% dos entrevistados consideram aderir a serviços de assinatura de veículos, principalmente, devido à possibilidade de explorar diferentes tipos de soluções de mobilidade (21%) e por conta de uma possível redução nos custos totais de propriedade (18%), uma vez que não seria necessário adquirir os veículos eletrificados, pagando apenas pelo seu uso.

A série de debates dos Diálogos da Transição está de volta, de 29/8 a 2/9