Energia

Raízen inaugura primeiro eletroponto para recarga rápida em São Paulo

Eletroposto inaugurado em São Paulo utiliza energia renovável gerada pela Raízen

Raízen inaugura seu primeiro eletroposto para recarga rápida [na foto] em São Paulo
Raízen inaugura primeiro eletroposto Shell Recharge no Brasil, pode abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, com energia de fonte renovável certificada (Foto: Raízen/Divulgação)

BRASÍLIA — A Raízen, licenciada da marca Shell, inaugurou nesta segunda (13/6) a primeira estação de recarga elétrica Shell Recharge em eletroposto (posto com estação de recarga para veículos elétricos) de recarga rápida em São Paulo, na zona norte da cidade. Com carregadores de 50kW e 150kW, as estações Shell Recharge podem abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, com energia de fonte renovável certificada.

A companhia prevê a implantação de uma rede com 35 eletropostos do tipo até o final do ano-safra (mar/23).

Hoje, a Raízen fornece energia limpa para mais de 500 postos Shell por meio de geração distribuída, e estima uma redução de até 20% dos custos de energia, uma economia de cerca de R$ 3 milhões ao ano para os revendedores.

A geração é feita a partir de painéis solares fotovoltaicos ou utilizando subprodutos da cana-de-açúcar, entre outras fontes. Segundo a empresa de energia, toda a eletricidade fornecida é certificada pelo I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, que garante a origem limpa e os padrões de sustentabilidade energética.

Segundo Frederico Saliba, vice-presidente de Energia e Renováveis da Raízen, a chegada da Shell Recharge deve acelerar o desenvolvimento da eletromobilidade no país, ao atender a demanda por eletropostos de recargas rápidas.

Estratégia para etanol e elétricos

Os eletropostos fazem parte de uma colaboração entre Raízen, Volkswagen do Brasil e Shell para estimular a eletrificação no Brasil. As empresas também querem incentivar o uso de etanol como uma estratégia complementar entre carros elétricos, híbridos e flex.

A parceria inclui iniciativas para instalação de postos de recarga para os carros elétricos da marca e fornecimento de energia renovável para as fábricas e rede de concessionários da Volkswagen no Brasil.

No caso do etanol, o objetivo é desenvolver novas fórmulas de etanol pela Raízen, e P&D para melhorar a eficiência do biocombustível.

A montadora alemã anunciou recentemente um Centro de P&D em Biocombustíveis no Brasil. A proposta é pesquisar fronteiras do uso do etanol como modelo de eletrificação via célula a combustível, com foco também na exportação.

Startup de recarga

Em janeiro, a joint venture entre Shell e Cosan anunciou a participação na rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia, que desenvolve soluções de recarga elétrica veicular.

Criada em 2019, a startup opera infraestruturas de eletro-abastecimento de ponta a ponta, do aplicativo ao carro carregado. A rodada contou também com a participação da empresa de investimentos Plataforma Capital.

O aplicativo da Tupinambá reúne mais de mil pontos de recarga mapeados pelo país para facilitar a localização, pelos usuários, dos empreendimentos que oferecem o serviço.

À época, a Raízen informou que o investimento pretende acelerar o desenvolvimento da rede de recarga no Brasil, além de oferecer outras soluções de mercado. Há ainda a possibilidade de converter o investimento em participação societária da empresa.

A parceria vai integrar o portfólio da Raízen em mobilidade elétrica, que inclui o fornecimento de energia renovável e soluções de abastecimento elétrico para frotas de empresas, e o desenvolvimento de uma ampla rede de recarga rápida através do programa Shell Recharge, anunciado no final de 2021.

As movimentações fazem parte da estratégia da Raízen de se tornar um balcão único de atendimento (one stop shop) de soluções em energia — isto é, permitir ao cliente adquirir diversos produtos e serviços em um só lugar.