BELO HORIZONTE — A Neoenergia e a Honda fecharam uma parceria para acelerar o desenvolvimento de iniciativas baseadas em hidrogênio verde para a mobilidade urbana e transporte rodoviário no Brasil.
O projeto será desenvolvido no primeiro posto de abastecimento com hidrogênio verde da Neoenergia no país, localizado em Brasília (DF).
O empreendimento será inaugurado em dezembro de 2025.
A Honda vai contribuir com demonstrações tecnológicas e estudos de viabilidade, além de explorar oportunidades conjuntas na produção e no uso do hidrogênio verde, com foco especial na mobilidade urbana, assim como em aplicações industriais.
No posto, a montadora fará testes e validações técnicas com o modelo CR-V e:FCEV da empresa, que é elétrico híbrido plug-in com célula de combustível a hidrogênio. O período de testes com o automóvel será de seis meses.
O objetivo é desenvolver alternativas complementares que ajudarão no processo de descarbonização do setor automotivo, contribuindo para a meta comum entre as duas empresas de neutralidade de carbono até 2050.
O projeto integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com investimento superior a R$ 30 milhões.
“Acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para ampliar as possibilidades de uso do hidrogênio como rota complementar para o processo de descarbonização da mobilidade e fortalecer o caminho rumo a uma sociedade neutra em carbono”, disse a CEO da Honda, Arata Ichinose, em nota.
