BRASÍLIA — Parceria entre Ministério das Cidades, Bloomberg Philanthropies, BTG Pactual Asset Management, Mitigation Action Facility e WRI Brasil lançou nesta quarta (5/10) um fundo de 80 milhões de euros para financiar a compra de ônibus elétricos e instalação de infraestrutura de recarga em todo o país.
A iniciativa será desenvolvida com apoio do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), da Catalytic Finance Foundation e da C40 Cities.
Com a participação de investidores privados, o mecanismo estima potencial de alavancar aproximadamente 450 milhões de euros em investimentos até 2030, viabilizando a chegada de mais de 1,7 mil novos ônibus elétricos.
“Ao promover a mobilidade sustentável e o desenvolvimento urbano equitativo, fortalecemos a capacidade das cidades de enfrentar a crise climática e melhorar a vida cotidiana das pessoas”, destacou o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), durante o lançamento no Fórum de Líderes Locais da COP30.
Chamado Fundo de Melhoria de Crédito para Ônibus Elétricos do Brasil, o mecanismo busca enfrentar um dos maiores entraves à descarbonização: o acesso das cidades a crédito de longo prazo para financiar infraestrutura.
Segundo o Ministério das Cidades, ao reduzir o risco para investidores, o fundo tornará os projetos de eletrificação mais atrativos e viáveis.
