Ainda este ano, o Grupo Equatorial Energia espera implantar estações de carregamento e postos para bicicletas e carros elétricos nas capitais de cinco estados do país: Piauí, Maranhão, Pará, Alagoas e Mato Grosso do Sul.
Juntos, os projetos somam em torno de R$ 19 milhões em investimento, contando com o aporte de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia.
O primeiro projeto deve ser inaugurado na capital piauense, Teresina.
A Equatorial formalizou esta semana uma parceria com a prefeitura da cidade para receber as instalações, que devem começar a funcionar a partir de novembro deste ano, segundo a companhia.
“Por meio do projeto, pretendemos promover o uso sustentável da energia associado aos meios de transporte, incentivar a redução de impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis e fomentar a qualidade de vida da comunidade através do uso dos equipamentos disponibilizados para o lazer”, afirmou Maurício Velloso, presidente da Equatorial Piauí durante assinatura do convênio.
Hoje, o grupo atende quase 10% do total de consumidores brasileiros e responde por 6,5% do mercado de distribuição de energia elétrica do país.
Em Teresina, o projeto quer avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade no contexto da mobilidade urbana local.
Para isso, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas para uso da população, como alternativa de locomoção e lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular.
Além disso, um carro elétrico será doado e ficará a cargo do poder público para ronda policial.
[sc name=”news-transicao” ]