Amapá tem novo apagão duas semanas após início da crise

Apagão atinge o estado do Amapá
Apagão atinge o estado do Amapá

BRASÍLIA e RIO – Um novo apagão atingiu o estado do Amapá na noite desta terça (17), exatamente uma semana após o início da crise provocada pelo incêndio na subestação da capital Macapá. A ocorrência foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), mas ainda não foram informadas as causas do novo blecaute.

A Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), concessionária da Gemini Energy responsável pela operação do sistema de transmissão do estado, negou se tratar de novos problemas na rede sob sua responsabilidade.

“O apagão em Amapá nesta noite 17/11 não teve origem na linha de transmissão e não há nenhum problema no transformador instalado na subestação da LMTE, que segue disponível e operando desde 07/11”, disse a empresa, em nota.

O ONS confirmo que às 20h31 “houve novo desligamento no estado do Amapá e que está trabalhando para restabelecer a totalidade das cargas no estado o mais breve possível”.

Segundo o ONS, “o transformador da subestação Macapá não apresentou problema, a UHE Coaracy Nunes está gerando energia e a CEA, distribuidora local, está inspecionando as linhas e subestações para identificar a causa da ocorrência”.

[jnews_block_28 exclude_post=”33554″ exclude_category=”1669″ include_tag=”5197″]

O transformador foi reparado na semana passada, com apoio da força-tarefa montada pelo MME, que envolveu a Eletrobras, por meio da Eletronorte, e as Forças Armadas.

Às 22h, o senador Randolfe Rodrigues gravou um vídeo para redes sociais em Macapá onde é possível ver a falta de luz na localidade. Ele cita que há informações de falta de energia também em cidades vizinhas.

A Companhia de Energia do Amapá (CEA) confirmou que houve ocorrência, mas ainda não há maiores informações sobre o motivo da falta de luz temporária.

“O sistema elétrico apresentou instabilidade e as causas estão sendo investigadas. O sistema está sendo restabelecido gradualmente”, informou o MME.

[sc name=”adrotate” ]

Subestação opera com um transformador

A subestação de Macapá foi projetada para operar com três transformadores, mas desde dezembro de 2019 um dos equipamentos estava fora de operação. Como a epbr mostrou na sexta (13), a manutenção do equipamento foi contratada em setembro desde ano, após a LMTE não conseguir reparar o equipamento.

Na noite de 3 de novembro, uma explosão seguida de um incêndio derrubou os outros dois equipamentos da subestação, deixando 14 dos 16 municípios do estado às escuras.

Na segunda (16), a LMTE informou que “o contrato de concessão prevê três transformadores com capacidade de 150MVA cada (consumo médio do Amapá é de cerca de 220 MVA). Dois deles funcionavam normalmente quando houve o acidente, cujas causas ainda estão sendo apuradas”.

Segundo informações do MME, com um transformador foi possível restabelecer cerca de 80% da carga normal do estado. A CEA, distribuidora localcontrolada pelo governo do Amapá, estava operando em um regime de rodízio, com suprimento intermitente de energia, dada a incapacidade de energizar todos os consumidores ao mesmo tempo.

[sc name=”newsletter” ]