Raphael Moura vai assumir interinamente a direção-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a partir da próxima segunda (14), com a saída de José Gutman. Os dois são servidores de carreira da agência e diretores substitutos, já que os nomes indicados pelo governo para assumir as vagas na diretoria não foram sabatinados pelo Senado Federal.
Gutman, escolhido como 1º substituto, assumiu em março, quando Décio Oddone antecipou sua saída da Direção-Geral. O governo federal indicou o contra-almirante da reserva Rodolfo Saboia para ocupar definitivamente a vaga, mas ainda não há previsão para a sabatina na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, que não foi incluída, ao menos até o momento, no mutirão que será feito na semana de 21 de setembro para votar a indicação de mais de 30 autoridades.
Se não houver mudanças na agenda do Senado, José Gutman pode, contudo, retornar no fim do mês para a vaga de Marcelo Castilho, 2º na fila de diretores substitutos, que atua interinamente na vaga deixada por Aurélio Amaral. Neste caso, o governo indicou Symone Araújo, diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME).
Pela Lei das Agências Reguladoras, os diretores substitutos podem ficar nos cargos por até 180 dias. Enquanto as indicações definitivas não forem formalizadas, permanecerá esse esquema de rodízio entre os atuais substitutos designados pela ANP – José Gutman (1º), Marcelo Castilho (2º) e Raphael Moura (3º). O mesmo ocorre na Aneel, que aguarda a sabatina de Hélvio Guerra.
[sc name=”newsletter” ]
Raphael Moura é o atual superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP. É Ph.D. em Engenharia pela Universidade de Liverpool e Mestre em Gerenciamento de Riscos pela Universidade de Cranfield, ambas na Inglaterra, e tem MBA em Gestão de Empreendimentos, pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. É graduado em Engenharia de Produção com ênfase em Mecatrônica, pelo CEFET-RJ e pós-graduado em Sistemas Offshore, pela UFRJ.
Moura e servidor concursado da ANP desde 2005. Foi Chefe da Coordenadoria de Segurança Operacional, superintendente de Infraestrutura e Movimentação – área que cuida das regras de transporte de gás natural –, assessor de diretoria e superintendente de Exploração, antes de assumir como superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente.
É pesquisador honorário da Universidade de Liverpool-UK e editor (2020-2022) do periódico da Associação Americana de Engenheiros Mecânicos (ASCE-ASME Journal of Risk and Uncertainty in Engineering Systems Part B: Mechanical Engineering). É revisor acadêmico e autor de publicações técnicas em diversos periódicos científicos internacionais nas áreas de engenharia, riscos e incertezas.
As informações sobre o currículo de Raphael Mendes foram informadas pelas ANP.
[sc name=”newsletter” ]