Diesel verde, B20 e aumento de capacidade nacional – as tendências para o mercado de biodiesel

Projeto permite uso de biodiesel puro (B-100) nos automóveis e caminhonetes com capacidade de carga de até três toneladas / Foto: EBC
Projeto permite uso de biodiesel puro (B-100) nos automóveis e caminhonetes com capacidade de carga de até três toneladas / Foto: EBC

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Diálogos da Transição

apresentada por

Quem faz
Felipe Maciel, Gabriel Chiappini, Guilherme Serodio e Larissa Fafá
Editada por Gustavo Gaudarde
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Aumento de capacidade, novas matérias-primas e diesel verde no radar do mercado de biodiesel

Com a avanço da política de mistura obrigatória de biodiesel – o B12 (12%) entrou em vigor nesta semana –, o mercado brasileiro se prepara para atender a nova demanda, projetada para crescer 17% este ano, atingindo 7 bilhões de litro do combustível.

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) estima que serão adicionados 1,4 bilhão de litros de capacidade de produção em 2020, a partir da ampliação e construção de novas unidades. Ao todo, 2,5 bilhões de litros de capacidade estão em fase de implantação.

Em epbrQual será a direção dos preços do biodiesel no Brasil?

Paralelamente, o setor busca novas fontes de matéria-prima para produção de biodiesel. “Parte do protagonismo da soja será suplantado pela gordura animal, ajudando a manter o setor competitivo”, explica Erickson Oliveira, analista de mercado da consultoria Céleres.

Um dos exemplos é a JBS Biodiesel, uma das líderes mundiais no processamento de proteína animal. A empresa é a maior produtora verticalizada de biodiesel a partir de sebo bovino no mundo, e possui duas unidades de produção.

A companhia está investindo R$ 180 milhões para construção de uma nova unidade, em Mafra, Santa Catarina, que utilizará gordura de frango e porco produzida na subsidiária Seara.

Para o futuro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) trabalha na especificação do chamado diesel verde obtido a partir do hidrotratamento de óleo vegetal ou HVO. Uma nova resolução começou a ser elaborada em agosto do ano passado e deve entrar em consulta em março.

“A ideia é que o biodiesel seja usado sempre em forma de misturas, seja com o diesel fóssil ou com o diesel verde. Defendemos essa evolução gradual da mistura e a inserção do diesel verde na matriz de combustíveis, para garantir cada vez mais sustentabilidade”, explica Donizete Tokarski, superintendente da Ubrabio.

Leia mais em Produtores de biodiesel devem adicionar 1,4 bilhão de litros de capacidade em 2020

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Na Câmara, Jerônimo Goergen atua pelo B20

O deputado Jerônimo Goergen (PP/RS) protocolou nesta quarta (4) o PL 528/2020, que propõe a extensão do cronograma para aumento da mistura obrigatória até 2028, elevando o percentual para 20% (B20).

O projeto de lei incorpora na legislação a política vigente do B15, previsto para entrar em vigor em 2023, mediante incremento anual de 1% no percentual de biodiesel.

Além disso, determina que o biodiesel para mistura obrigatória deve ser fabricado a partir de matéria-prima nacional, privilegiando a agricultura familiar. E propõe uma política de uso obrigatório de B20 antecipado no transporte público de cidades com mais de um milhão de habitantes

“Não se pode deixar de reconhecer que quanto maior o horizonte temporal do cronograma de adição obrigatória de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor maior é a previsibilidade da sua demanda e, por via de consequência, menor é o risco para os investidores”, justifica Goergen, no projeto.

O projeto regulamenta, por lei, a expansão do uso do biodiesel no Brasil, hoje promovida pelo governo por meio do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) – em linha com a expectativa do setor produtivo.

“Nossa perspectiva é que um novo marco regulatório seja construído nos próximos anos para continuidade da evolução gradual de 1% ao ano (a.a) para que, a partir de 2024, entre o B16 e, sucessivamente, com crescimento de 1% a.a, alcancemos o B20 em 2028”, afirmou Donizete Tokarski, superintendente da Ubrabio Tokarski.

Em epbr: Projeto de Jerônimo Goergen eleva adição de biodiesel para 20%

Curtas

O Senado Federal aprovou a MP do crédito rural, em sessão na quarta (4). Texto segue para sanção presidencial, com inclusão de regime especial para tributação dos créditos de descarbonização (CBIO), previstos no RenovaBio.

Espírito Santo vai privatizar a distribuidora de gás natural. Um projeto de lei será enviado para a Assembleia Legislativa do estado para garantir a venda da maior parte das ações da companhia. O estado, contudo, continuará como acionista da empresa, mas sem o controle.

A GM lançou uma nova geração de baterias para carros elétricos com alcance de 645 km por carga e desenvolvidas para recarregamento rápido. Movimento para concorrer com a Tesla. G1

Falando em Tesla, uma comitiva liderada pelo deputado Daniel Freitas (PSL/SC) embarca neste sábado (7) para o EUA para entregar uma carta de intenções à fabricante americana de veículos elétricos. Santa Catarina está oferecendo incentivos para a instalação de uma fábrica no Brasil.

“Estamos indo justamente para saber o que é necessário que o Brasil faça, em termos de legislação e abertura, para conseguir atrair a Tesla”, afirmou o deputado à coluna Autodata, do UOL.

Em fevereiro, o NSC Total publicou que Daniel Freitas buscou o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para articular ações com o governo federal e atrair o investimento da Tesla para o Brasil.

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