Braskem e Gerdau recebem autorização para carregamento de gás

ANP suspende chamada pública para contratação do Gasbol. Na imagem: Planta do Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil), da TBG. Dutos de transporte de gás natural na cor prata com sinalizações em amarelo (Foto: Divulgação TBG)
Objetivo da chamada, que foi adiada de 2021 para este ano, é contratar capacidade de transporte entre 2022 e 2026. Suspensão é temporária e atende a um pedido de impugnação da Sulgás, distribuidora do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação TBG)

newsletter

COMECE SEU DIA

Assine e receba por e-mail

Quem faz
Felipe Maciel, Guilherme Serodio e Larissa Fafá
Editada por Gustavo Gaudarde
[email protected]

em jogo

Cresce a formalização de empresas aptas a atuar no mercado brasileiro de gás natural. A Braskem (petroquímica) e a Gerdau (siderurgia ), além da Equinor e da Brasoil Manati (da PetroRio), estão autorizadas pela ANP para exercer a atividade de carregamento de gás natural.

— A autorização de carregamento é necessária para compra do gás e assinatura dos contratos de transporte — por exemplo, na chamada pública para contração da capacidade de 18 milhões de m³/dia do Gasbol.

Também nesta segunda (19), as petroleiras BP Energy e Total E&P, além da Golar Power, que atua no mercado de GNL, receberam autorização para comercializar gás natural.

Decisões publicadas no DOU.

Luís Fernando Priolli e Cid Tomanik Pompeu Filho assinam artigo discutindo as implicações da ausência de regulamentação, por lei federal, da atividades de distribuição de gás natural prevista na Constituição.

“A segurança jurídica é condição sine quo non para o desenvolvimento e crescimento do mercado do gás natural. Não é admissível que um texto constitucional seja interpretado a bel-prazer, desconsiderando a hermenêutica jurídica para a compreensão legal do referido parágrafo [da Constituição].” epbr

1º ciclo da oferta permanente vai ofertar, em 10 de setembro, 273 blocos exploratórios e 14 áreas com acumulações marginais em seis bacias sedimentares do país. Na epbr, detalhamos os perfis das bacias e das empresas interessadas na concorrência.

— ExxonMobil, Enauta e Muprhy são favoritas em Sergipe. Empresa são sócias em projetos na bacia e estão licenciando 11 poços exploratórios em áreas das 13ª, 14ª e 15ª rodadas de licitação da ANP. epbr

— Bacia de Campos tem oferta de 15 blocos exploratórios em águas rasas, com potencial para atrair o interesse de petroleiras independentes. epbr

— São, ao todo, 232 blocos nas bacias terrestres de Sergipe-Alagoas, Potiguar e do Recôncavo. Oferta permanente será nova oportunidade para aumento de escala dos operadores de pequeno e médio porte e ocorre a outros movimentos: o desinvestimento da Petrobras e Reate 2020. epbr

— A oferta de blocos exploratórios na Bacia do Parnaíba deve atrair a Eneva, empresa que já opera na região com projetos de gas-to-wire e é a única produtora da bacia. epbr

Falando em Reate 2020, o programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres será oficialmente lançado pelo MME em Brasília, com um workshop na quinta (22) e sexta (23) desta semana.

— Além do MME, participam Ministério da Economia, ANP, EPE e Ibama.

Até a primeiro quinzena de agosto, foram perfurados 77 poços em terra no Brasil, sendo 52 de produção ou injeção, a grande maioria da Petrobras.

— A campanha em Carmópolis, na Bacia de Sergipe, já chegou a 15 novos poços de produção. A Petrobras, que está vendendo campos e blocos em terra e em águas rasas, não investia na perfuração de novos poços em Carmópolis desde 2015.

Dados do Monitor da Perfuração, atualizados no sábado (17). epbr

Foi aprovada pela ANP na sexta (16) a venda do campo de Maromba para a BW Offshore. Ativo era operadora pela Petrobras em sociedade com a Chevron.

— O plano da BW Offshore é trazer o FPSO Berge Helene para produzir no campo, a partir de 2022. A expectativa é atingir um pico de produção de 40 mil barris/dia.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, assinaram na sexta (16) o contrato de estruturação do projeto para as privatizações da distribuidora CEEE-D e da CEEE-GT, previstas para  2020. epbr

Os preços do petróleo Brent começa a semana cotados a US$ 59, no mesmo patamar em que os contratos futuros fecharam na semana passada.

Mercados começam a semana devagar, na espera dos próximos movimentos políticos que vão sinalizar qual será a reação americana aos sinais de que a economia do país caminha para uma recessão. Trump e oficiais da Casa Branca afirmaram no fim de semana que as negociações com a China têm sido positivas, em uma tentativa de acalmar os mercados.

Investing.com: “os mercados de petróleo têm enfrentado um dos seus piores períodos de volatilidade já que ocasionalmente notícias positivas sobre petróleo bruto batem de frente com ameaças de guerra comercial, dados econômicos sombrios e inversão dos rendimentos de títulos americanos, o que sinalizam recessão”

epbr leu

Uma recessão está chegando. Mas, a despeito dos sinais de alerta esta semana, temos pouca ideia de quando. Pode ser iminente, ou a economia pode continuar avançando devagar até que o universo morra por falta de calor ou, como poderíamos definir, até a Maior Depressão. Washington Post (Folha)

Passados seis meses desde que assumiu o comando Cemig, Cledorvino Belini já implementou mudanças importantes na estatal mineira, como uma redução de 25% em cargos de gerência e superintendência. Mesmo sem a “urgência” do passado, a companhia mantém seu plano de desinvestimentos, agora com o objetivo de reduzir ainda mais seu endividamento. Valor

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (16) em seu site a redução dos preços da gasolina. A estatal não informa mais a queda percentual média do combustível, mas a redução foi de R$ 0,10, por litro, em todos os 71 pontos de entrega da companhia no país. A petroleira não alterou os preços do diesel. Valor

[sc name=”adrotate”]

fique de olho

AGENDAS PÚBLICAS EM 19/08/19

Presidência da República

Presidente
Jair Bolsonaro
08h00 Sergio Moro, Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública
Palácio da Alvorada

14h00 Paulo Guedes, Ministro de Estado da Economia
Palácio do Planalto

16h00 Abraham Weintraub, Ministro de Estado da Educação
Palácio do Planalto

17h00 Antônio Barra Torres, Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
Palácio do Planalto

Vice-presidente

Hamilton Mourão
11h00 Jibreal Arcádio, Vice-Presidente da The Global Holdings Group Saudi Arabia; Eduardo Ferreira Aguiar, Consultor Técnico da The Global Holdings Group Saudi Arabia; Ederson Alexandre Gomes, Consultor de Produtos Médicos Hospitalares da The Global Holdings Group Saudi Arabia
Gabinete da Vice-Presidência, Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B

15h00 Deputado Federal Flávio Nogueira (PDT/PI); Flávio Nogueira Junior, Secretário de Turismo do estado do Piauí
Participante(s): Graciana N Campos, Chefe de Gabinete do Deputado Federal Flávio Nogueira; Naline Soares, Assessora
Gabinete da Vice-Presidência, Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B

16h00 General de Exército Odilson Sampaio Benzi, Ministro do Supremo Tribunal Militar (STM)
Gabinete da Vice-Presidência, Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B

17h00 Wilson Witzel, Governador do Estado do Rio de Janeiro (PSC/RJ)
Gabinete da Vice-Presidência, Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B

Minas e Energia

Ministro
Bento Albuquerque
10h30 Ministro Chefe da Casa Civil,Onyx Lorenzoni
Local: Palácio do Planalto

17h30 Presidente da Câmara, Sr. Rodrigo Maia
Local: Residência Oficial do Presidente da Câmara

Secretária Executiva

Marisete Pereira
Sem compromissos oficiais

Secretário
Márcio Félix
Despachos Interno

Ministério de Minas e Energia
Economia

Ministro
Paulo Guedes
09h00 Reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni

10h30 Reunião geral de secretários do Ministério da Economia

12h00 Almoço com os secretários especiais

14h00 Reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro

15h00 Reunião semanal com o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra

19h00 Audiência com a diretora do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, Marisol Argueta

ANP

Diretor-geral
Décio Oddone
09h00 Despachos internos
Local: Escritório Central da ANP / Rio de Janeiro

12h00 Encontro com o Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro Simon Wood
Local: Residência Oficial do Cônsul no Rio de Janeiro

14h30 Despachos Internos
Local: Escritório Central da ANP / Rio de Janeiro

17h30 Compor Mesa Diretora da Cerimônia de Abertura do 16º Congresso Internacional de Geofísica e Exposição (CISBFf / EXPORGEf)
Acompanha: Marcello Gibertoni
Local: Centro de Convenções SulAmérica / Rio de Janeiro

Diretor
Aurélio Amaral
Missão a Noruega

Diretor
José Cesário Cecchi
Embarque para Manaus
Local: Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão – RJ.

Diretor
Dirceu Amorelli
Despachos internos

Diretor
Felipe Kury
09h00 Despachos em São Paulo/SP
Local: São Paulo/SP

11h00 Reunião Institucional com a Liquigás
Participam: Diretor Felipe Kury (ANP), Carlos Neri (ANP) e Paulo Fernando (Liquigás).
Local: Escritório da ANP em São Paulo/SP

15h00 Embarque para o Rio de Janeiro/RJ
Local: Aeroporto de Congonhas/SP

Aneel

Diretor-geral
André Pepitone
Despacho interno

Diretor
Efrain Pereira da Cruz
Despacho interno

Diretora
Elisa Bastos Silva
Despacho interno

Diretor
Rodrigo Limp
Despacho interno

Diretor
Sandoval Feitosa Neto
Despacho interno