A BP e a chinesa Didi Chuxing (DiDi) anunciaram nesta quinta-feira, 1, que uma nova joint venture para construir infraestrutura de carregamento de veículos elétricos (EV) na China, o maior mercado mundial de veículos elétricos. A nova joint venture planeja desenvolver uma rede de centros de carregamento em todo o país.
BP e DiDi já estão investindo em uma estação piloto em Guangzhou, na província de Guangdong, com dez unidades de carregamento rápido, entre 60-120kW. Este site migrará para a joint venture assim que estiver ativo.
A DiDi é a principal plataforma de transporte multimodal do mundo, com aproximadamente 550 milhões de usuários. A joint venture desenvolverá centros de carregamento autônomos, que devem ter ofertas de fidelidade e conveniência e outros serviços de frota no futuro próximo.
“Como o maior mercado de veículos elétricos do mundo, a China oferece oportunidades extraordinárias para desenvolver novos negócios inovadores em escala e vemos isso como a parceria perfeita para um ambiente tão rápido. As lições que aprendermos vão nos ajudar a expandir ainda mais os negócios de mobilidade avançada da BP em todo o mundo, ajudando a impulsionar a transição de energia e desenvolver soluções para um mundo de baixo carbono”, comenta o CEO de Dowsntream da BP, Tufan Erginbilgic.
A China é o maior e mais rápido mercado de veículos elétricos do mundo, com cerca de 50% de toda a frota do mundo atualmente. Até 2030, a expectativa da BP é que 80% da carga de veículos elétricos na China seja feita nos seus pontos de carga.