O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou protocolo de investimentos com a empresa Mori Energia para a implantação de 32 usinas fotovoltaicas em 17 municípios do estado. O projeto representa investimento de R$ 523 milhões e deve gerar 1.500 empregos diretos durante a fase de construção das usinas.
As usinas terão 110 MW instalados, cada uma com 25 anos de vida útil. A conclusão do projeto está prevista para os próximos meses. A Mori Energia já possui 10 MW instalados no estado de São Paulo e trabalha com telhados solares.
[sc name=”adrotate”]
Zema ressaltou a importância deste tipo de projeto e o resgate da confiança dos investidores em Minas.
“Fico satisfeito em nos consolidarmos cada vez mais como o primeiro lugar na geração de energia fotovoltaica aqui no Brasil. Tenho certeza que essa grande quantidade adicional de energia gerada a médio e longo prazo vai tornar o preço competitivo e nós vamos ter condições de atrair muitas indústrias aqui para o estado”, afirmou o governador.
“Nós queremos que Minas, da mesma maneira que é considerada a caixa d’água do Brasil em termos de reservatórios, também tenhamos essa quantidade de usinas fotovoltaicas, já que o nosso índice de insolação, principalmente no Norte do Estado, é muito alto”, finalizou o governador.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitor de Mendonça, destacou o trabalho do governo para facilitar a atração de empresas para Minas Gerais e o potencial de crescimento do setor energético.
“A produção de energia solar ainda representa um por centro na matriz energética brasileira. Acreditamos ser este o momento ideal para o governo investir na atração destas empresas, uma vez que Minas tem uma das maiores capacidades de energia no mundo”, disse.
De segunda a sexta, pela manhã, assinantes da newsletter Comece seu dia recebem por e-mail um briefing produzido pela agência epbr com os principais fatos políticos, notícias e análises sobre o setores de petróleo e energia.
[sc name=”newsform”]