Empresas

Yara inaugura maior planta de hidrogênio verde da Europa

Unidade instalada na Noruega é dedicada à produção de amônia verde para fertilizantes e combustível para navios

Yara anuncia inauguração da maior planta de hidrogênio verde  (H2V) da Europa, em Porsgrunn, na Noruega. Na imagem: Projeto Hegra, da Yara, pretende eletrificar e descarbonizar a planta de amônia em Porsgrunn, na Noruega (Foto: Divulgação)
Projeto Hegra, da Yara, pretende eletrificar e descarbonizar a planta de amônia em Porsgrunn, na Noruega (Foto: Divulgação)

PARIS – A Yara inaugurou, nesta segunda (10/6), a maior planta de hidrogênio verde da Europa, segundo o comunicado oficial da empresa. A unidade instalada em Porsgrunn, na Noruega, é dedicada para a produção de amônia verde para fertilizantes e combustível para navios, sob responsabilidade da subsidiária Yara Clean Ammonia.

“Este é um marco importante para a Yara e para a descarbonização da cadeia de valor alimentar, transporte de combustível e outras indústrias de uso intensivo de energia”, disse Svein Tore Holsether, CEO da Yara.

Com 24 MW de capacidade, a planta utiliza eletrólise da água alimentada por energia renovável para produzir hidrogênio e já entregou as primeiras toneladas de fertilizantes a partir de amônia renovável para uma cooperativa agrícola no país

“Este é um projeto inovador e um testemunho da nossa missão de alimentar o mundo de forma responsável e proteger o planeta”, declarou Holsether.

A Yara espera uma redução anual de 41 mil toneladas de emissões de CO2 na unidade, ao substituir o gás natural pelo hidrogênio.

O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, classificou a iniciativa como “um testemunho da capacidade de inovação e do compromisso da Noruega com a sustentabilidade”.

Captura e armazenamento de carbono

Além dos fertilizantes produzidos com eletrólise da água e energia renovável, a companhia também está desenvolvendo fertilizantes baseados em amônia de baixo carbono utilizando captura e armazenamento de carbono (CCS).

Em 2023, a empresa assinou um acordo vinculativo para transporte e armazenamento de CO2 com a Northern Lights, marcando o primeiro acordo transfronteiriço de CCS em operação no mundo.

Com este acordo, a Yara pretende reduzir em 800 mil toneladas suas emissões anuais de CO2 na produção de amônia em Sluiskil. Além disso, a empresa está avaliando projetos de produção de amônia de baixo carbono em escala mundial nos Estados Unidos.

“O mundo precisa agir urgentemente em várias frentes para alcançar as metas do Acordo de Paris, e o CCS é um passo crucial para descarbonizar de forma rápida e rentável”, afirmou Holsether.

O grupo Yara possui uma série de acordos com diversas empresas para desenvolvimento de um mercado de amônia de baixo carbono, bem como de redes de bunkers para abastecimento de navios.

Atuação no Brasil

No Brasil, a empresa norueguesa tem cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes.

A companhia possui uma parceria com a Raízen para a aquisição diária de 20 mil m3 de biometano para produção de amônia verde no complexo de Cubatão (SP). O grupo também tem uma unidade de produção no Porto de Rio Grande (RS), onde o governo estadual quer desenvolver um hub de hidrogênio.

Além disso, no início do ano, a Yara Brasil assinou com a Petrobras, um memorando de entendimentos visando estudos de potenciais parcerias de negócios para iniciativas locais no segmento de fertilizantes, produção de produtos industriais e descarbonização da produção.

O acordo não vinculante, segundo a estatal, está alinhado ao plano estratégico 2024-2028, que prevê a ampliação dos investimentos em sustentabilidade e transição energética.