RIO – A Wood Mackenzie vê os preços globais de gás natural liquefeito (GNL) em viés de baixa em 2024. Segundo a consultoria, os elevados níveis de armazenamento, juntamente com um Inverno ameno no Hemisfério Norte, farão com que os preços globais permaneçam relativamente fracos este ano, num contexto de procura global moderada.
“O crescimento da oferta global de GNL permanecerá limitado em 14 milhões de toneladas, mas com a procura asiática de GNL ainda fraca, é pouco provável que a concorrência pelo GNL aqueça”, afirmou o vice-presidente de Pesquisa de Gás da Wood Mackenzie, Massimo Di Odoardo, em relatório sobre as perspectivas do mercado de gás para este ano.
O crescimento da demanda mundial de gás continuará limitado, projeta a consultoria.
A demanda europeia caiu 7% em 2023, influenciada em parte pelo clima ameno, e a expectativa para 2024 é que, na melhor das hipóteses, ela permaneça estável
Já na Ásia, há uma visão mais positiva: o crescimento esperado é 5% em comparação com 2023, mas a procura em 2024 ainda será quase 3 milhões de toneladas inferior aos níveis de 2021.
A Wood Mackenzie também espera que a contratação global de longo prazo esfrie em 2024, em comparação com o enorme número de negócios assinados entre 2021 e 2023.
Queda antecipada?
O cenário desenhado pela consultoria pode significar o início de um movimento de redução dos preços globais da commodity, depois de serem fortemente pressionados entre 2021 e 2023.
- Na gas week: Até quando vai o estresse no mercado de GNL?
Em 2023, a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) divulgou uma previsão de que o crescimento da capacidade de liquefação, associado ao declínio da demanda em mercados maduros, aliviará as tensões sobre os preços do GNL entre 2025/2026. Uma visão parecida com a da S&P Global.
Do lado da demanda, a IEA estima que, após o seu apogeu entre 2011 e 2021, os mercados mundiais de gás entrarão num período novo e mais incerto – e que provavelmente será caracterizado por um crescimento mais lento e uma maior volatilidade e poderá levar a um pico na demanda no fim desta década.
Taxa de frete mais fraca
As taxas de frete de GNL também deverão abrandar com a perspectiva de aumento da frota. A Wood Mackenzie, aliás, vê risco de excesso de oferta no setor de transporte marítimo.
“Haverá um crescimento limitado da oferta de GNL orgânico e espera-se que a maior parte do GNL dos EUA seja encaminhado para a Europa, em vez de para a Ásia, limitando a procura por transporte marítimo e pressionando as taxas de frete”, analisa Di Odoardo.