Empresas

White Martins anuncia segunda planta de hidrogênio verde para atender clientes do Sudeste 

Planta de médio porte deve entrar em operação em 2025 para atender indústrias de metalurgia, alimentos e química em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

White Martins prevê construção de segunda planta de hidrogênio verde para atender indústrias de metalurgia, alimentos e química do Sudeste. Na imagem: Caminhão transporta cilindros de gás comprimido em instalação de separação de gases do ar da White Martins em Jacareí, São Paulo (Foto: Divulgação)
Instalação de separação de gases do ar da White Martins em Jacareí, São Paulo (Foto: Divulgação)

A White Martins anunciou, nesta quinta (18/4), a construção e operação de uma segunda planta de médio porte para produção de hidrogênio verde, desta vez em Jacareí, São Paulo. 

Em 2022, a companhia já havia iniciado a operação de uma planta em Pernambuco com expectativa de produzir anualmente 156 toneladas de hidrogênio verde.

Quando entrar em operação em 2025, a nova planta da White Martins, em São Paulo, fornecerá hidrogênio, via gasoduto, ao fabricante de vidros Cebrace. 

“Estamos empenhados para que a Cebrace e todos os nossos clientes alcancem seus objetivos de descarbonização, ao mesmo tempo em que contribuímos para a construção de uma economia de baixo carbono”, diz Gilney Bastos, presidente da White Martins e da Linde na América do Sul. 

Além da Cebrace, a ideia é atender à demanda por hidrogênio verde de clientes atuais da companhia em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que incluem indústrias de metalurgia, alimentos, química, entre outros. 

A nova unidade contará com um eletrolisador de 5 MW e será implementada ao lado da atual instalação de separação de gases do ar da empresa em Jacareí. A energia será fornecida por projetos locais de geração solar e eólica.

A companhia, do grupo alemão Linde, é uma das maiores produtoras no Brasil de hidrogênio cinza – feito a partir de gás natural – e já demonstrou interesse para produção de hidrogênio verde no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará.