BRASÍLIA – A Votorantim Cimentos firmou um contrato de aquisição de energia de longo prazo (PPA, em inglês) com a Atlas Renewable Energy para o fornecimento de 100 MW médios de energia solar por 15 anos às unidades da empresa de construção instaladas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
O volume deve atender cerca de um terço do consumo energético da Votorantim Cimentos no país, equivalente ao fornecimento de energia para 424 mil residências.
O contrato foi firmado no modelo de autoprodução por equiparação e a energia será gerada pelo Projeto Solar Luiz Carlos, em Paracatu (MG).
Quando entrar em operação, o parque terá capacidade instalada de 787 MWp, dos quais quase dois terços (470 MWp) serão destinados à Votorantim Cimentos.
A conclusão do acordo ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Investimentos em descarbonização
Segundo Álvaro Lorenz, diretor global de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos, a aquisição de energia renovável é um passo importante para a jornada de descarbonização da indústria.
“Em todas as regiões em que atuamos, nosso foco é intensificar a eficiência e incorporar o uso de energia renovável, aumentando o volume de energia limpa autoproduzida que consumimos e, consequentemente, a nossa competitividade, gerando benefícios para a sociedade e para o planeta”, diz.
A meta da Votorantim Cimentos é ter 45% da energia consumida globalmente oriunda de fontes renováveis até 2030. Com esse novo projeto, 75% da energia consumida pela empresa no Brasil será proveniente de fontes limpas.