Fertilizantes

Governador de Sergipe estima para dezembro retomada de fábrica de fertilizantes

Com Fafen, governador prevê geração de de 1.500 empregos diretos e indiretos

A fábrica de fertilizantes (Fafen) de Sergipe deve retomar as atividades em dezembro, segundo a previsão do governador do estado, Fábio Mitidieri (PSD).

“A decisão da Petrobras de assumir a fábrica novamente é fundamental para o mercado fertilizante brasileiro e para Sergipe. Juntamente com a fábrica de fertilizantes vêm as misturadoras, as empresas que trabalham nesse entorno e aí a gente está falando de uma expectativa de 1.500 empregos diretos e indiretos”, disse em entrevista ao estúdio eixos.

No fim de maio, a Petrobras e a Unigel fecharam um acordo para viabilizar a retomada das plantas. A estatal prevê a retomadas das operações em novembro, após concluir os processos de contratação de serviços e equipamentos necessários para as atividades.

Mitidieri também afirmou que a contratação dos FPSOs para o projeto Sergipe Águas Profundas marcará o início de um novo momento econômico no estado.

“Eu quero que a indústria venha, se instale, gere emprego. Através disso a gente transforma a nossa sociedade”, pontuou.

Veja mais temas abordados pelo governador durante a entrevista:

  • Mitidieri afirmou ter mantido contato com a Petrobras e outras empresas interessadas em participar do descomissionamento de plataformas. O objetivo é tentar convencer os agentes de que o estado é capaz de realizar o serviço, não sendo necessário levar o descomissionamento para outras localidades.
  • Ele também comentou sobre o desafio em interiorizar o gás natural e defendeu o direito de compra de fatia da Norgás. O investimento foi de R$ 138 milhões.
  • Segundo o governador, Sergipe tem condições de atender, com a energia necessária, o datacenter do grupo norte-americano Optimus, com o qual fechou parceria. O empreendimento está previsto para ser instalado na cidade de Nossa Senhora do Socorro.
  • Também abordou a construção de um novo porto. Segundo o governador, está em curso um estudo de viabilidade para o novo terminal, pois chá necessidade de reforço nas atividades portuárias.
  • O governador afirmou, ainda, que tem mantido o diálogo com a Green Energy e outras empresas sobre investimentos em hidrogênio verde. Segundo ele, esse energético carece de mais investimentos e mais avanços para se tornar uma realidade.

Veja a cobertura completa e assistas às outras entrevistas na Sergipe Oil & Gas.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias