Energia

estúdio epbr será instalado no Porto Maravalley

Parceria entre a agência epbr e a Rio Energy Bay prevê a instalação da agência de notícias no projeto, na zona portuária do Rio de Janeiro

RIO – A agência epbr e a Rio Energy Bay, um novo polo global de transição energética no Brasil, fecharam parceria para a instalação do estúdio epbr na área do Porto Maravalley, que será inaugurado neste mês na zona portuária do Rio de Janeiro.

A epbr levará para o local a realização dos seus eventos proprietários Offshore Week e Diálogos da Transição. Também fará no Maravalley a produção de conteúdos para a área de energia, com um estúdio de transmissão montado para levar informação e conhecimento sobre energia, petróleo, gás natural e transição energética para toda a comunidade.

Além do novo estúdio permanente no Porto Maravalley, a epbr continuará levando seu estúdio para produção de conteúdo em importantes eventos do setor. Em junho, o estúdio epbr estará no Energy Summit, o maior evento sobre inovação e empreendedorismo em energia do mundo, que acontecerá no Rio de Janeiro

“Estamos muito animados com a parceria e com a possibilidade de ampliar a nossa produção de conteúdo a partir dos estúdios que serão instalados no Porto Maravalley. Será um salto qualitativo e quantitativo que terá impacto positivo em toda nossa comunidade”, comenta o diretor executivo da agência epbr, Felipe Maciel.

Polo de inovação, tecnologia e startups

Financiado em parceria com a iniciativa privada, o Porto Maravalley vai transformar a região portuária no mais novo polo tecnológico da cidade. Serão mais de 10 mil metros quadrados para instalação de empresas de tecnologia, startups e até mesmo uma faculdade, a IMPA Tech. O nome escolhido é uma alusão ao Silicon Valley (Vale do Silício) da Califórnia.

O espaço está localizado em um imóvel da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCpar) cedido pelo município e será gerido pelo consórcio Rio Energy Bay (REB) – resultado de um programa do MIT REAP (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que visa ao desenvolvimento e aceleração locais, com foco em inovação e tecnologia. Essa foi a primeira vez que uma cidade brasileira participou da iniciativa.

“O Maravalley nasce para ser uma referência em tecnologia e inovação no ecossistema do Rio de Janeiro, é um importante passo para tornar o Rio de Janeiro a capital da inovação na América Latina”, afirma o CEO da Rio Energy Bay, Daniel Barros.

O consórcio vai administrar o Porto Maravalley por meio de concessão nos próximos 20 anos e será responsável pela intermediação entre empresas que já estão no mercado e as startups que poderão se estabelecer nos escritórios ali montados. O foco inicial do projeto é atrair empresas das áreas de sustentabilidade, energia e saúde, que poderão contar também com incentivos fiscais da prefeitura.

Eletrobras e Shell foram anunciadas como patrocinadoras do espaço, que já tem cerca de 20 empresas em negociação, entre grandes companhias e startups, para se instalarem no local.