Leilões

Ausência da Petrobras em leilão do pré-sal não enfraquece concorrência, diz Saboia

Esta é a primeira vez que a petroleira brasileira decide não participar de um leilão sob o regime de partilha

RIO – A Petrobras está fora do próximo leilão de partilha do pré-sal, marcado para 13 de dezembro. A companhia não apresentou os documentos que a qualificariam para participar da rodada, mas a ausência não enfraquece a concorrência, afirmou nesta terça (24/10) o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia.

Esta é a primeira vez que a petroleira brasileira decide não participar de um leilão sob o regime de partilha. Será a segunda concorrência por blocos no polígono do pré-sal realizada pelo modelo da oferta permanente (OPP).

De acordo com a ANP, seis empresas estão aptas a apresentar ofertas: bp, Chevron, Petronas, Qatar Petroleum, Shell e TotalEnergies. Saboia afirmou que o número e o perfil das empresas já são suficientes para garantir a competitividade da rodada.

“Isso mostra que o Brasil já não é mais um país que depende, exclusivamente, da Petrobras para fazer um leilão que esperamos que seja bem-sucedido”, disse o diretor-geral da ANP, ao participar da Offshore Technology Conference (OTC), no Rio de Janeiro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por epbr (@epnoinsta)

Segundo Saboia, o fato de a Petrobras ter manifestado previamente que não tem interesse nos ativos é positivo para a concorrência. Ele lembrou o episódio de 2019, na 6ª rodada de partilha, quando a companhia exerceu o direito de preferência pela operação de Sudoeste de Sagitário e Norte de Brava, mas desistiu, no dia, de apresentar oferta pelos ativos.

Na ocasião, o ex-ministro Paulo Guedes acusou a Petrobras de inibir a concorrência.

Saboia preferiu não comentar sobre a decisão da Petrobras de ficar de fora do leilão. “Faz parte do jogo. Cada empresa tem sua própria política e toma suas próprias decisões de cunho estratégico e tático”, disse.

Ao todo, a ANP vai leiloar cinco blocos no 2º Ciclo da OPP. Esses foram os blocos que receberam declaração de interesse das empresas inscritas na OPP, até 6 de outubro, prazo estabelecido no cronograma:

Bacia de Santos

  • SS-AUP2 | Cruzeiro do Sul
  • SS-AUP3 | Esmeralda
  • SS-AUP1 | Jade
  • SS-AUP5 | Tupinambá

Bacia de Campos

  • SC-AP1 | Turmalina

  Relembre: Governo negocia quatro blocos do pré-sal no 1° ciclo da oferta permanente de partilha

Acompanhe a cobertura da epbr na OTC Brasil 2023

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias