O governo federal lança nesta sexta-feira (11/3) o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), que tem como objetivo ampliar a produção e reduzir as importações que respondem por cerca de 85% do total consumido na agricultura brasileira.
“Ao atender crescente demanda por produtos e tecnologias, as medidas estabelecidas pelo PNF buscam readequar o equilíbrio entre a produção nacional e a importação, com potencial para tornar o Brasil um protagonista no mercado mundial de fertilizantes”, disse o Planalto em nota.
Para o lançamento do PNF, estão previstas as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e as dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; da Economia, Paulo Guedes; e a do Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Flávio Rocha.
No último mês, durante evento no Mato Grosso do Sul, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou que o grupo Acron acertou a compra da fábrica de fertilizantes nitrogenados UFN-III, da Petrobras em Três Lagoas.
“Hoje, quando cheguei pela manhã, recebi a notícia do presidente da Petrobras [Joaquim Silva e Luna] e do ministro Bento Albuquerque [Minas e Energia], de que a Petrobras tinha concluído a venda com a empresa Acron”, disse a ministra.
Transmissão ao vivo às 11h00 desta sexta-feira, 11 de março em https://youtu.be/sq3DX4dkTRM
Leia mais sobre o mercado de fertilizantes no Brasil: https://eixos.com.br/assunto/fertiliza…