Biocombustíveis

Veolia inaugura três usinas de biogás de resíduo urbano em SP e SC

A Veolia também está estudando a produção de biometano para uso na rede de gás ou como combustível para automóveis

Veolia inaugura três usinas de biogás de resíduo urbano

A Veolia, empresa que atua na gestão de água, resíduos e energia, iniciou este mês a produção de energia renovável proveniente de biogás, inaugurando três novas usinas termelétricas no Brasil.

Com cerca de 12.400 kW de potência acumulada, as três plantas, localizadas em Iperó, região metropolitana de Sorocaba, em São Paulo (SP) e em Biguaçu, município de Santa Catarina (SC), utilizarão 6.400 Nm³/h de biogás feito a partir de resíduos de aterros operados pela companhia.

A eletricidade produzida será suficiente para cobrir o consumo de energia de aproximadamente 42 mil habitantes.

“Estas termelétricas fazem parte do plano estratégico mais amplo da Veolia no Brasil, que é transformar os centros de gerenciamento de resíduos em parques tecnológicos ambientais, com uma oferta aprimorada e integração de serviços voltados para a economia circular e a redução da pegada de carbono”, diz Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.

A empresa também está estudando a produção de biometano para uso na rede de gás ou como combustível para automóveis.

“Acreditamos que será cada vez mais necessário pensar em fontes estáveis de energia renovável em indústrias e cidades como o biogás”, acrescenta Prádanos.

Atualmente, a companhia opera seis aterros sanitários no Brasil, além de atuar em serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto em Palhoça, Santa Catarina.

Mundialmente, a Veolia possui grande expertise na área de saneamento, sendo responsável por levar água potável para 95 milhões de habitantes e saneamento para 62 milhões, além de já ter produzido cerca de 43 milhões de megawatt/hora, a partir de 47 milhões de toneladas de resíduos.

No Brasil, a empresa pretende expandir ainda mais sua atuação, de olho nas parcerias público- privadas (PPPs) e concessões.

“A Veolia está acompanhando todos os leilões de saneamento em desenvolvimento no país, desde pequeno até de grande porte, e acredita que tem a capacidade de contribuir como operadores para a universalização do serviço de água e esgoto com soluções de saneamento para cidades sustentáveis, inteligentes e eficientes”, afirmou a empresa em nota.