RIO — A Vale anunciou nesta quarta-feira (8/11) que vai usar energia eólica para reduzir o consumo de combustível no maior navio de transporte de minérios do mundo, o Sohar Max. A embarcação tipo Valemax, com 362 metros de comprimento e 65 metros de largura, tem capacidade para 400 mil toneladas de carga.
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A mineradora assinou um contrato com a armadora Asyad, de Omã, para a implantação de cinco velas rotativas com cerca de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, o que representa o dobro da área de vela dos rotores utilizados no Guaibamax (capacidade de 325 mil toneladas).
Com isso, permitirão ganhos de eficiência de até 6% e uma consequente redução de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por navio por ano.
A tecnologia, desenvolvida pelo fabricante inglês Anemoi, utiliza propulsão a vento para aumentar a eficiência energética e reduzir emissões. A expectativa é que os testes no Sohar Max comecem no segundo trimestre de 2024.
A instalação de velas rotativas no Sohar Max é o sexto e último acordo previsto com a Asyad para a implantação de pilotos de tecnologias inovadoras em quatro navios fretados pela Vale. Os projetos anteriores incluíram o uso de tinta de silicone para redução de resistência, a instalação de inversores de frequência para redução de consumo elétrico e uso de dispositivos hidrodinâmicos para melhoria na propulsão.
De acordo com a empresa, foram instalados sistemas de coleta de dados em tempo real em todos os navios para monitoramento das tecnologias.
Estas ações para incorporar tecnologias de ponta na navegação fazem parte do programa Ecoshipping, iniciativa de P&D criada pela área de navegação da Vale para atender ao desafio da empresa de reduzir suas emissões de carbono, em linha com as metas definidas pela Organização Marítima Internacional (IMO).
“A energia eólica terá um papel central na estratégia de descarbonização do transporte marítimo de minério de ferro”, disse o gerente de Engenharia Naval da Vale, Rodrigo Bermelho, em comunicado divulgado pela empresa. “Além disso, todos estes pilotos do Ecoshipping produzirão informações importantes para a próxima geração de navios Guaibamax.”
Como funcionam as velas rotativas
Os rotores cilíndricos giram para criar uma diferença de pressão que move o navio para a frente, a partir de um fenômeno conhecido como efeito Magnus. O uso da tecnologia permite a redução da potência e consumo de combustível do motor principal da embarcação quando as condições de vento são favoráveis, economizando combustível e mantendo a velocidade e o tempo de viagem.