Empresas

Vale faz parceria com Wabtec para descarbonizar operações ferroviárias

A iniciativa inclui a compra de três locomotivas elétricas FLXdrive e o desenvolvimento de estudos para uso de amônia como alternativa ao diesel

Vale compra três locomotivas elétricas FLXdrive da Wabtec para descarbonizar operações ferroviárias. Na imagem: Locomotiva elétrica FLXdrive da Wabtec comprada pela Vale (Foto: Divulgação)
Locomotiva elétrica FLXdrive da Wabtec comprada pela Vale para descarbonizar operações ferroviárias (Foto: Divulgação)

A Vale anunciou nesta quinta-feira (13/7) um plano para a descarbonização de suas operações ferroviárias em parceria com a em parceria com a Wabtec Corporation. A iniciativa inclui a compra de três locomotivas elétricas FLXdrive e o desenvolvimento de estudos para a utilização de amônia como alternativa ao diesel.

A estratégia é acoplar as locomotivas elétricas ao trem existente, especialmente em um trecho de aclive de cerca de 140 quilômetros em Açailândia (MA), onde o consumo de combustível é mais elevado. As locomotivas serão integradas à Estrada de Ferro Carajás (EFC), formando a primeira composição ferroviária híbrida do país.

“Estamos maximizando a eficiência energética, mas a ideia é que, no futuro, as outras locomotivas do trem possam ser abastecidas por amônia”, explica Ludmila Nascimento, diretora de Energia da Vale.

A nova tecnologia permitirá recarregar as baterias das locomotivas a partir da frenagem do trem, estimando-se uma economia de 25 milhões de litros de diesel por ano. A Vale já anunciou meta de ser tornar carbono zero em 2050, com investimentos entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões para reduzir suas emissões em 33% até 2030.

Mais: