Biocombustíveis

Ultracargo forma joint venture com bp em terminal de etanol

Empresa de armazenagem de granéis líquidos concluiu aquisição de 50% da Opla Logística Avançada

Ultracargo conclui aquisição de 50% da Opla e forma joint venture com a bp em terminal de etanol. Na imagem: Terminal da Ultracargo em Santos, SP (Foto: Divulgação)
Terminal da Ultracargo em Santos, SP (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA – A Ultracargo anunciou na segunda (3/7) que concluiu a aquisição de 50% da Opla Logística Avançada para formar uma joint venture com a bp, que detém os outros 50% do terminal de etanol em Paulínia (SP).

Maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, a Ultracargo comprou a participação que pertencia à Copersucar. A operação foi anunciada em abril e aguardava aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Opla foi criada em 2017 e possui um terminal de etanol com capacidade estática de 180 mil metros cúbicos de armazenamento.

O empreendimento é estratégico para a logística de biocombustíveis. Conecta as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte por meio de soluções integradas para os modais ferroviário, dutoviário e rodoviário.

Escoamento do etanol de milho

De acordo com a Ultracargo, a aquisição do negócio dá seguimento ao seu plano de crescimento que prevê a interiorização das operações.

Um dos objetivos é facilitar o escoamento do etanol de milho, que conta com um fluxo estável de oferta, já que o cereal pode ser armazenado e transformado em combustível ao longo do ano, conforme a demanda.

Segundo a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), nas últimas cinco safras até abril de 2023, a produção no Brasil aumentou 450% — de 790 milhões de litros na temporada 2018/2019 para 4,39 bilhões de litros na safra 2022/2023. Nesse período, o processamento de milho pelo setor passou de 1,47 milhão de toneladas para 10,1 milhões de toneladas.

Além de facilitar o escoamento da produção de etanol, a interligação do terminal com ferrovias  que chegam ao Centro-Oeste promove meios mais eficientes de levar outros granéis líquidos ao interior do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de regiões com déficit de infraestrutura e de abastecimento, afirma o comunicado da companhia.