Redução das emissões

UE encaminha Polônia para Tribunal de Justiça por falta de estratégia climática de longo prazo

País é o único da União Europeia que não apresentou estratégia em 2020

União Europeia define regras para barrar eletrolisadores chineses em leilão de hidrogênio renovável. Na imagem: Discurso sobre o Estado da União de 2023 proferido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (Foto Christophe Licoppe/EC-Audiovisual Service)
Novo leilão terá início no dia 3 de dezembro e vai disponibilizar até €1,2 bi, pelo Banco Europeu de Hidrogênio | Foto Christophe Licoppe/EC-Audiovisual Service

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), decidiu encaminhar a Polônia ao Tribunal de Justiça do bloco por não ter apresentado sua estratégia nacional de longo prazo em conformidade com o regulamento sobre a Governança da União da Energia e Ação Climática, de acordo com nota publicada oficialmente.

Segundo o texto, todos os integrantes do bloco foram obrigados a apresentar, até 1º de janeiro de 2020, suas estratégias nacionais de longo prazo, definindo um plano e visão nacionais coerentes para a redução das emissões de gases de efeito estufa, em linha com o objetivo de neutralidade climática da UE até 2050 e os compromissos sob o Acordo de Paris.

Em setembro de 2022, no entanto, a comissão enviou uma carta de notificação formal à Polônia por não cumprir a obrigação, o que foi seguido por um parecer fundamentado em novembro de 2023.

“Até agora, a Polônia não apresentou sua estratégia nacional de longo prazo e é o único Estado-Membro da UE que ainda não o fez”, acrescenta. “A comissão considera que a Polônia ainda não cumpriu sua obrigação legal e, portanto, está encaminhando ao Tribunal de Justiça da UE”.

Por Isabella Pugliese Vellani 

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias