Transição energética

TotalEnergies aumenta investimento em CCS no Mar do Norte

Acordo com a CapeOmega Carbon Storage AS prevê compra de 40% da participação na licença de exploração de captura e armazenamento de carbono Luna

TotalEnergies aumenta investimento em CCS no Mar do Norte com a compra de 40% do projeto de captura e armazenamento de carbono "Luna". Na imagem: Trabalhador em plataforma offshore, uniformizado e com equipamentos de segurança, aponta o dedo em direção de outra plataforma com as luzes acesas, mais ao fundo e desfocada (Foto: Divulgação TotalEnergies)
Projeto Luna ocupa área de 453 km2 e está situado próximo ao Northern Lights CO2, com participação de 33% da TotalEnergies (Foto: Divulgação TotalEnergies)

A TotalEnergies anunciou nesta terça-feira (22/8) um acordo com a CapeOmega Carbon Storage AS para comprar 40% da participação no projeto de captura e armazenamento de carbono conhecido como “Luna”, com base na licença de exploração ExL004.

Localizado a 120 km da costa de Bergen, na Noruega, e a uma profundidade de 200 metros, o projeto Luna ocupa uma área de 453 km2. Ele está situado próximo ao projeto Northern Lights CO2, no qual a TotalEnergies tem 33% de participação e que tem previsão de início para 2024.

A Wintershall DEA Norge AS é a operadora atual do ExL004, detendo 60% de participação. A conclusão do negócio entre TotalEnergies e CapeOmega ainda depende da aprovação de autoridades governamentais.

Portfólio de CCS no Mar do Norte

Em nota, Arnaud Le Foll, vice-presidente sênior de Novos Negócios/Neutralidade de Carbono na TotalEnergies, ressaltou a relevância da aquisição: “Se a exploração for bem-sucedida, essa área poderá armazenar várias centenas de milhões de toneladas de CO2 de indústrias europeias de difícil mitigação.”

Le Foll também destacou que, com projetos em andamento na Holanda, Dinamarca e Reino Unido, a TotalEnergies está consolidando um portfólio de armazenamento de carbono de destaque no Mar do Norte, com a Noruega desempenhando um papel crucial devido a suas vastas capacidades geológicas e políticas governamentais alinhadas.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias