A Ponta Grossa Ambiental inaugurou na sexta (30) uma usina termoelétrica a biogás (UTB) associada à biodigestão do lixo produzido na cidade paranaense. Um caminhão 100% elétrico da BYD será empregado na coleta diária de 12 toneladas de resíduos sólidos orgânicos.
Com capacidade instalada de processamento de até 30 toneladas por dia de resíduos orgânicos, a energia gerada na UTB será transferida diretamente para a rede da Copel (concessionária de energia do estado) para abastecer prédios públicos na cidade de Ponta Grossa.
Com a energia elétrica exportada pela UTB será possível abastecer o Hospital Municipal (Pronto Socorro), o Hospital da Criança, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA Santana) e o prédio sede da administração pública (paço municipal).
O caminhão da BYD também será abastecido pela energia gerada na usina.
[sc name=”adrotate” ]
Como funciona
O caminhão elétrico fará a coleta diária dos resíduos orgânicos (resto de alimentos, hortifrútis, sementes, óleo de cozinha usado, etc.) e transportará até a usina. O resíduo então será direcionado para um pré-tanque, para análise, e depois para os biodigestores.
No interior dos biodigestores, bactérias realizam a digestão da matéria orgânica e nesse processo produzem o biogás – um gás composto por grande quantidade de metano, material altamente combustível.
O gás é queimado em motogeradores que produzem energia elétrica. A eletricidade é transferida diretamente para a rede da Copel (concessionária de energia do estado).
[sc name=”news-transicao” ]