Transição energética

São Paulo aprova isenção de IPVA para carros elétricos e a hidrogênio

Projeto aprovado pela Alesp visa incentivar a adoção de veículos sustentáveis no estado; proposta aguarda sanção do governador.

São Paulo aprova isenção de IPVA para veículos elétricos e movidos a hidrogênio. Na imagem: Sessão da Alesp em que foi aprovada isenção de IPVA para carros elétricos e a hidrogênio (Foto: Rodrigo Romero/Alesp)
Sessão da Alesp em que foi aprovada isenção de IPVA para carros elétricos (Foto: Rodrigo Romero/Alesp)

SÃO PAULO – A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei nº 308/2023, que prevê isenção do IPVA para carros elétricos ou movidos a hidrogênio. A medida, proposta pelos deputados Donato (PT) e Ricardo França (Podemos), tem como objetivo incentivar a utilização de veículos mais sustentáveis no estado.

A proposta estabelece que a isenção será concedida por meio de créditos vinculados à quota-parte estadual do IPVA. Deste montante, 20% é destinado ao Fundeb, enquanto os 80% restantes são divididos entre municípios e a arrecadação estadual. Os créditos seriam limitados aos primeiros 5 anos de tributação do veículo.

O projeto agora segue para a decisão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. Donato, um dos coautores, demonstrou otimismo quanto à aprovação da proposta, ressaltando a necessidade de incentivar tecnologias limpas e sustentáveis.

[jnews_block_29 first_title=”Mais sobre veículos elétricos” exclude_post=”69880″ include_tag=”12779,3565,1664″]