O Crown State, administrador de propriedades vinculado à coroa britânica, planeja lançar ainda este ano um leilão de eólicas offshore na Grã-Bretanha. A Offshore Wind Leasing Round 4 está sendo projetada para oferecer um portfólio capaz de entrar em operação em 2030. O objetivo é garantir a contratação de pelo menos 7 GW de nova capacidade em geração eólica offshore.
Os ofertantes também terão a oportunidade propor projetos híbridos, como aqueles que integram a geração eólica offshore com interconectores ou outras fontes de energia. A última atualização de áreas a serem oferecidas foi feita em 18 de julho. De acordo com o Crown State, ao todo nove regiões da costa da Grã-Bretanha poderão ser incluídas no leilão
O leilão de eólicas offshore é visto pelo Crown State como mais um passo no caminho do Reino Unido de reduzir as emissões em sua matriz energética.
No Brasil, o projeto do senador licenciado Fernando Collor (AL/Sem partido) para permiti o leilão de eólicas offshore em modelo semelhante aos blocos de exploração de petróleo e gás natural está parada na Câmara dos Deputados. O PLS 484/2017 (na Câmara PL 11247/2018) está na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), onde aguarda relatório do deputado Zé Vitor (PL/MG).
[sc name=”newsform”]