Petróleo e Gás

Petrobras vê descarbonização e energias limpas como 'único' caminho

Presidente da petroleira ressalta, no entanto, que investimentos em ativos rentáveis de exploração e produção de petróleo são necessários para garantir oferta

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras. Crédito: REUTERS/Adriano Machado
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras. Crédito: REUTERS/Adriano Machado

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO — O “único” caminho da indústria de petróleo e gás é a redução das suas emissões e consolidação de alternativas energéticas limpas, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Prates frisou, no entanto, que investimentos em ativos rentáveis de exploração e produção de petróleo e na adequação do parque de refino às demandas do mercado brasileiro são movimentos naturais da empresa para garantir a oferta de energia.

“Seguiremos nossos esforços para descarbonização dos processos produtivos e no desenvolvimento de produtos mais verdes”, destacou Prates, em vídeo na abertura de uma conferência de executivos da empresa com analistas de mercado sobre os resultados no primeiro trimestre.

“Temos a convicção de que o Brasil e a Petrobras têm todas as condições para serem líderes globais de uma transição energética justa, sem deixar de ser uma potência de petróleo, estabelecendo parcerias com outras empresas e aproveitando as diferentes vocações e potencialidades.”

Prates reiterou ainda que a empresa segue sempre buscando o retorno dos investimentos e a redução do custo de capital, maximizando o valor da companhia e buscando desenvolver o mercado brasileiro com sustentabilidade.

“Tomamos nossas decisões sempre conciliando a nossa função social e o respeito a nossa governança, honrando a confiança depositada em nossa empresa, por nossos acionistas”, afirmou.

LEIA MAIS

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias