Nespresso promete neutralizar 100% das emissões de suas operações até 2022

Plano envolve redução de 5% das emissões próprias aliada a projetos de sequestro de carbono e compensação de emissões

Nespresso promete neutralizar 100% das emissões de suas operações até 2022

A Nespresso anunciou que tornará todas suas operações neutras em emissão de carbono até janeiro de 2022.

O plano da companhia é baseado em três pontos principais: Redução de emissões a partir da eficiência energética e da promoção da economia circular, plantio de árvores visando o sequestro de carbono e iniciativas de compensação de emissões de suas operações e de sua cadeia de suprimento a partir de projetos de reflorestamento.

A empresa já tem 100% de suas operações comerciais com emissões neutralizadas desde 2017. Agora, projeta atingir a neutralidade de todas as operações, incluindo fabricação de equipamentos, dentro de dois anos. A próxima meta será reduzir até 2030 suas emissões a 50% do volume de carbono emitido pela companhia em 2018.

O cumprimento da meta de 2022 vai exigir a redução de 5% das emissões de carbono nos próximos 27 meses. Para neutralizar 100% das emissões, a Nespresso dividirá o restante do passivo entre projetos de sequestro de carbono (25%) e iniciativas de compensação (70%).

A Nespresso afirma que conseguirá garantir até 2022  o funcionamento de todas as suas lojas no mundo exclusivamente com fontes renováveis de energia, além de promover o aumento do uso do biogás no processo de fabricação. No ano passado a empresa contava com uma rede de 810 lojas em 84 países.

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Reciclagem de embalagens

Para promover a circularidade de embalagens, a empresa promete aumentar o uso de plástico reciclável na fabricação das máquinas e promover o uso de alumínio virgem de baixo carbono e de alumínio reciclado nas cápsulas.

Atualmente, todas as cápsulas do café da Nespresso são produzidas na Suíça. A empresa promove um programa de reciclagem a partir do incentivo à devolução das cápsulas vazias em pontos de coleta. No mundo são mais de 100 mil pontos de coleta entre lojas próprias, pontos de venda credenciados e iniciativas de reciclagem parceiras. No Brasil são mais de 157 pontos  de coleta de cápsulas. As embalagens recebidas são enviadas para um centro de reciclagem em Osasco, São Paulo.

A empresa é uma das fundadoras da  iniciativa Aluminium Stewardship Initiative (ASI), organização que formulou o primeiro padrão global de produção de alumínio sustentável.

Para reduzir o impacto ambiental da produção de seus fornecedores e aumentar o volume de carbono sequestrado na sua cadeia de produção, a Nespresso anunciou uma parceria com a ONG suíça Pur Projet que vai permitir à empresa triplicar sua atual capacidade de plantio de mudas próximo às produções de seus principais mercados fornecedores de café: Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Etiópia.

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