O navio cargueiro Pyxis Ocean, que usa velas mecânicas para reduzir o consumo de combustível, chegou ao Brasil nesta sexta-feira (15/9). A embarcação faz sua primeira viagem, vinda de Xangai, na China. Fretada pela Cargill, vai sair do país carregada com 63 mil toneladas de farelo soja.
O navio graneleiro da Mitsubishi Industries usa uma tecnologia chamada WindWings, que corta em até 30% as emissões de CO2. Consiste em duas velas de 37,5 metros feitas do mesmo material das pás eólicas, adequadas tanto para a captação do vento quanto resistentes às condições offshore.
Desenvolvidas pela BAR Technologies e Yara Marine Technologies, as velas ajudam na propulsão do navio, o que economiza potência do motor e reduz o consumo de combustível fóssil. As estruturas são retráteis. Levantam quando em alto-mar e abaixam quando chegam ao porto.
O retrofit do navio, que tem 5 anos em atividade, foi realizado no estaleiro Costco, na China. A BRA Technologies estima que cada vela evita o consumo de 1,5 tonelada de combustível por dia, o que proporciona uma redução de emissões de 4,65 de toneladas de CO2 diárias.
Em maio do ano passado, o Porto de Paranaguá já havia recebido o navio MV Afros, também graneleiro e que usava velas rotatórias para ajudar na propulsão e reduzir o consumo de combustível. A economia pode chegar a 12,5% graças aos rotores que giram com a passagem do vento e ajudam na impulsão da embarcação.