RIO – A inteligência artificial será uma aliada importante na transição energética, sendo importante para ajudar a reduzir custos no setor, na visão do head de relações institucionais da Prio, Chicão Bulhões.
Em participação no evento IA e o Futuro da Energia, realizado pela agência eixos na quarta-feira (26/11), Bulhões apontou que existem contradições, já que a inteligência artificial generativa deve aumentar o consumo de energia, em um momento em que o mundo discute a descarbonização.
Mesmo assim, o executivo entende que as pautas são codependentes e podem passar pelas soluções do futuro.
“Pela quantidade de dinheiro que o mundo está investindo para a inteligência artificial, acho que isso vai viabilizar soluções energéticas que ainda não estamos vendo. Isso vai nos ajudar imensamente no combate às mudanças climáticas, imensamente na transição energética, que irá ocorrer muito com o norte de sustentabilidade, para viabilizar principalmente a inteligência artificial”, disse.
O head de relações institucionais da Prio vê a preocupação mais presente com as aplicações da inteligência artificial, mas aponta que as discussões sobre os eventos climáticos devem estar no centro do debate.
“O motorzinho econômico que as pessoas estão vendo é a inteligência artificial. Com todo respeito, acho que as pessoas estão originalmente menos preocupadas com o clima e mais preocupadas em viabilizar a inteligência artificial. Porém, fazer isso ao longo do caminho de uma maneira sustentável e de uma maneira que não prejudique o meio ambiente, que, ainda bem, acho que isso é um bom momento da humanidade”, afirmou.