Na semana em que é realizada a 4ª edição do GRI Latam-China Infrastructure Summit Week, em Pequim e Xangai, governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e São Paulo, João Doria (PSDB), negociam investimentos em energia renovável e abertura o mercado chinês para o etanol.
No Rio Grande do Norte, a China General Nuclear Power Group (CGN) anunciou interesse em instalar uma fábrica de equipamentos para produção de energia eólica e solar no estado. A companhia vai elaborar um termo de compromisso com o governo potiguar.
Em troca, deve usufruir de incentivos fiscais para a instalação da planta em um parque tecnológico ainda em fase de implantação. A fábrica poderá ter até 95% de isenção de ICMS sobre equipamentos produzidos.
A CGN também é alvo de interesse do governo do Piauí. Ontem, o governador Wellington Dias visitou a sede da empresa em reunião com diretores da companhia. “Eles se apresentarão no próximo leilão para investimentos em energia eólica e solar e já nos antecipou que a prioridade são projetos no Piauí”, afirmou.
Ainda segundo Wellington Dias, a CGN ainda demonstrou intenção de investir na abertura do mercado brasileiro de gás natural em parceria com empresas locais.
Hoje a CGN já possui uma usina eólica em Nova Olinda, no centro do estado, com capacidade de produção de 600 GWh, e 65 aerogeradores na região de Lagoa do Barro, a sudeste do estado, com 195 MW de capacidade instalada.
Na terça (6), Dias teve ainda reuniões com representantes da China Energy Engineering Corporation (CEEC) e da Hanergy Group, maior produtora mundial de películas geradoras de energia solar fotovoltaica.
[sc name=”adrotate”]
São Paulo pode ter trem a biodiesel
Também na China, o governador de São Paulo, João Doria, reuniu-se na terça-feira, com o presidente da China National Cereals, Oilsand Foodstuffs Corporation (COFCO), Lu Jun, para debater a abertura do mercado chinês para o etanol. A companhia, hoje a maior importadora de alimentos da China, tem interesse em investir em infraestrutura de escoamento no Brasil.
Acompanhando a comitiva do estado de São Paulo, o secretário de Transportes, Alexandre Baldy, afirmou que o governo cogita tirar do papel o projeto para uma locomotiva a biodiesel entre Campinas e a capital do estado.
Segundo Baldy, o empreendimento seria viabilizado por uma PPP com 50% de capital privado. A comitiva esteve ontem com Deng Yong , presidente da China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), empresa do setor de infraestrutura de transporte ferroviário.
O governo do estado estima que o uso do biodiesel pela composição reduziria em cerca de R$ 1 bilhão os custos para instalação do projeto. Segundo o jornal Estado de São Paulo, o investimento total seria de R$ 7 bilhões para a linha que ligaria São Paulo a Campinas e São José dos Campos.
[sc name=”newsform”]
Também na terça, Doria teve reunião com representantes da Tebian Electric Apparatus, companhia do setor de energia que prospecta projetos de linhas de transmissão e distribuição a partir de geração hidrelétrica e eólica no Brasil. Hoje o governador paulista janta com representantes da State Grid.
Infraestrutura de escoamento de produção também está na pauta da missão do governo do Paraná à China. Ontem a comitiva de Ratinho Junior (PSD/PR) apresentou à China Merchants, gigante do setor de infraestrutura logística, projetos ferroviários de curto a longo prazo no estado. O foco é o desenvolvimento do corredor ferroviário Dourados-Paranaguá. A China Merchants opera o terminal de contêineres de Paranaguá.