Internacional

Equinor investe em captura de carbono nos EUA

Bayou Bend é um dos maiores projetos de captura e armazenamento de carbono do país, com capacidade de mais de 1 bilhão de toneladas métricas

Equinor compra 25% do projeto em captura de carbono (CCS) 'Bayou Bend', da Chevron no Texas, EUA. Na imagem: Houston Ship Channel, um dos corredores industriais que será atendido pelo projeto de CCS Bayou Bend, da Chevron, Equinor e Talos (Foto: Departamento de Estado dos EUA)
Houston Ship Channel, um dos corredores industriais que será atendido pelo projeto de CCS Bayou Bend, da Chevron, Equinor e Talos (Foto: Departamento de Estado dos EUA)

A Equinor adquiriu uma participação de 25% no projeto de captura e armazenamento de carbono Bayou Bend, localizado ao longo da Costa do Golfo no sudeste do Texas, EUA.

O empreendimento é operado pela Chevron e um dos maiores em desenvolvimento no país, com capacidade de mais de 1 bilhão de toneladas métricas de CO2.

Bayou Bend é uma joint venture entre Chevron (50%), Talos Energy (25%) e Equinor. A Equinor adquiriu sua participação de 25% através da compra da Texas Carbon 1 LLC, uma subsidiária da Carbonvert.

Descarbonização de indústrias

A localização do projeto perto dos principais corredores industriais no Houston Ship Channel e na área de Beaumont/Port Arthur fornecerá uma opção potencial de descarbonização para indústrias como refino, cimento, aço, químicos e manufatura.

As emissões industriais na região da Costa do Golfo do Texas são estimadas em aproximadamente 100 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano.

Mapa com destaque para área do projeto de CCS Bayou Bend, nos EUA, operado pela Chevron com participação de 25% da Equinor (Foto: Divulgação Equinor)
Área de Bayou Bend, ao longo da Costa do Golfo no sudeste do Texas, EUA (Foto: Divulgação Equinor)

Bayou Bend possui quase 100.000 acres brutos onshore nos condados de Chambers e Jefferson, Texas, e aproximadamente 40.000 acres brutos offshore em Beaumont e Port Arthur, Texas.

“Soluções comerciais de CCS são essenciais para setores industriais de difícil mitigação atingirem seus objetivos climáticos sem comprometer suas atividades. A adesão ao projeto Bayou Bend potencializa nosso portfólio de soluções de baixa emissão de carbono e respalda nossa meta de amadurecer e estabelecer uma capacidade de transporte e armazenamento de CO2 de 15 a 30 milhões de toneladas por ano até 2035”, afirmou Grete Tveit, vice-presidente sênior para Soluções de Baixo Carbono na Equinor.

Cobrimos por aqui: