A Equinor anunciou nesta quinta-feira, 11, que vai investir na construção do parque eólico offshore Donghae 1, que será instalado em parceria com a Korea National Oil Corporation (KNOC) e a Korea East-West Power (EWP) próximo ao campo de gás natural Donghae, operado pela KNOC, na costa de Ulsan, na Coreia do Sul. O parque eólico terá capacidade instalada de 200 MW.
[sc name=”newsform”]
A previsão é que as obras comecem em 2022. Está em estudo a utilização da plataforma Donghae 1 como subestação para o parque eólico. O início da operação está programado para 2024.
“Se conseguirmos realizar o projeto, o parque eólico de Donghae será o maior do mundo, com mais que o dobro do tamanho da Hywind Tampen na costa norueguesa. Um parque eólico offshore deste tamanho ajudará a aumentar ainda mais a competitividade da energia eólica offshore flutuante no futuro ”, diz Stephen Bull, sênior vice-presidente para Eólicas da área de Novas Energias da Equinor.
A Equinor também está avaliando a instalação de eólicas offshore e novos projetos de energia solar no Brasil. A empresa tem meta global de redução de emissões de CO2 fixada em 8 kg por barril de óleo equivalente produzido.
Os projetos no Brasil fazem parte de uma carteira de investimentos que contém US$ 15 bilhões até 2030.