A norueguesa Equinor e seus parceiros Petoro, Shell, Total e ConocoPhillips anunciaram na semana passada a decisão de investir na eletrificação de parte de um dos maiores campos de petróleo e gás no Mar do Norte norueguês – o Troll West.
O projeto inclui a eletrificação parcial da plataforma Troll B e a eletrificação completa do Troll C. A demanda de energia das plataformas será atendida a partir da costa, o que permitirá que os dois compressores de exportação de gás do Troll C, movidos por turbinas a gás, sejam substituídos por motores elétricos.
A petroleira estima uma redução nas emissões de CO2 em quase meio milhão de toneladas por ano, o equivalente a mais de 3% das emissões totais da produção de petróleo e gás na Noruega. Já a previsão para redução de emissões de NOx é de cerca de 1,7 mil toneladas por ano.
O custo estimado é de cerca de 7,9 bilhões de coroas norueguesas (US$ 1 bilhão). Parte do dinheiro (520 milhões de coroas norueguesas) virá do fundo norueguês de NOx.
“O Troll B será parcialmente eletrificado no primeiro trimestre de 2024, e o Troll C será totalmente eletrificado no segundo trimestre de 2026″, disse a Equinor em comunicado.
A plataforma Troll A, que entrou em operação em 1996, foi a primeira instalação offshore a ser eletrificada na Noruega.
[sc name=”adrotate” ]
Concessão de energia
Em 26 de março de 2021, o Ministério do Petróleo e Energia da Noruega concedeu à Equinor a concessão para construir, possuir e operar as instalações elétricas necessárias para abastecer as plataformas Troll B e Troll C com energia da costa.
De acordo com o plano, o Troll B será parcialmente eletrificado no primeiro trimestre de 2024, e o Troll C será totalmente eletrificado no segundo trimestre de 2026.
Uso de gás natural no Brasil
No Brasil, a Equinor está substituindo o diesel usado para gerar energia na plataforma de Peregrino por gás natural.
“Isso vai reduzir em 25% as emissões do campo. Em algumas outras iniciativas a gente está reduzindo em até 145 mil toneladas de CO2, o que equivale a quase 30 mil carros rodando por um ano”, disse Letícia Andrade, vice-presidente de Estratégia e Portfólio da Equinor no Backstage Rio Oil & Gas 2020.
[sc name=”youtube” id=”N_-WE3tnRSA” ]
[sc name=”news-transicao” ]