Ecopetrol espera reduzir emissão de campo de petróleo com energia solar

Ecopetrol espera reduzir emissão de campo de petróleo com energia solar

A Ecopetrol espera evitar a emissão de mais de 154 mil toneladas de CO2 na atmosfera com a inauguração do Parque Solar Castilla, unidade de autogeração que vai abastecer o campo de Castilla, segundo maior produtor do petróleo da Colômbia, com produção de 115 mil barris por dia. O parque solar, que entrou em operação no último mês, tem 21 MW de capacidade instalada e demandou investimentos da ordem de US$ 20 milhões. 

A usina fotovoltaica foi construída pela AES Colômbia, que será responsável pela operação e manutenção pelos próximos 15 anos. O parque tem 54.500 painéis solares e gera energia suficiente para abastecer uma cidade com 27 mil habitantes. 

[sc name=”adrotate”]

Este é o primeiro de uma série de projetos analisados pela empresa para instalação nas cidades de  Norte de Santander, Huila, Meta y Antioquia.  A Ecopetrol pretende ampliar nos próximos anos sua capacidade de geração renovável, que passará de 43 MW para mais de 300 MW. A medida faz parte da estratégia de transição energética da empresa, que também está investindo em geração a partir de biomassa e biocombustíveis a partir de cana e palma. 

“Este parque é um exemplo da transição energética que estamos vivendo hoje na Colômbia”, comentou o presidente da Ecopetrol, Felipe Bayón, na época inauguração. 

[sc name=”news-transicao”]