BRASÍLIA – A empresa de logística DB Schenker anunciou, nesta segunda (10/7), a adoção de quatro caminhões elétricos destinados às operações de entrega nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A iniciativa faz parte da estratégia global da companhia para atingir a neutralidade de carbono até 2040. Até lá, busca implementar práticas sustentáveis em toda a sua cadeia logística.
“A adoção de caminhões elétricos é um passo estratégico para atingir essa meta, contribuindo para a diminuição significativa das emissões de CO2 e para a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas onde atuamos”, afirmou o CEO da DB Schenker Brasil, Luís Marques.
De acordo com o CEO, os veículos serão conduzidos exclusivamente por mulheres. O objetivo é promover a igualdade de gênero e a sustentabilidade na fase de transição.
“Queremos ser agentes de mudança no setor, impulsionando a transição para uma logística mais sustentável e igualitária”, disse.
Eletrificação por nichos
A eletrificação da frota brasileira deve avançar por nichos, ao longo da década, com comerciais e caminhões leves e ônibus urbanos, em resposta às pressões para que empresas cumpram metas de sustentabilidade, indica o Plano Decenal de Energia (PDE 2032).
Produzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o caderno de eletromobilidade do PDE vê a aplicação ganhando força no transporte de cargas de curta distância – como o que distribui as encomendas feitas pela internet.
“A penetração de motorizações alternativas no licenciamento de novos veículos semileves e leves, para uso com o transporte cargas, deve ser particularmente elevada, alcançando, em 2032, cerca de 20% para elétricos e 15% para híbridos”.
Além de ser uma estratégia de grandes empresas para cumprir suas metas de descarbonização – substituindo diesel por eletricidade –, os novos veículos também atendem a restrições às emissões e à circulação de veículos poluentes em áreas urbanas.