COP30

Roadmap dos combustíveis fósseis está fora de decisão mutirão, diz Corrêa do Lago

Segundo presidente da COP30, mapa do caminho dos combustíveis fósseis será anunciado como iniciativa brasileira

Conteúdo Especial

21.11.2025 - Belém -  Presidente da COP 30 André Corrêa do Lago e Marina Silva, durante reunião plenária na 30ª Conferência das Partes (COP30).  Foto de Raimundo Pacco/COP30
21.11.2025 - Belém - Presidente da COP 30 André Corrêa do Lago e Marina Silva, durante reunião plenária na 30ª Conferência das Partes (COP30). Foto de Raimundo Pacco/COP30

BELÉM — O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, confirmou na manhã deste sábado (22/11) que o mapa do caminho da transição para longe dos combustíveis fósseis está fora da decisão final em negociação na cúpula climática em Belém (PA), a chamada Decisão Mutirão.

Em declaração ao Amazônia Vox, o embaixador disse que o roteiro será uma iniciativa da presidência brasileira da cúpula do clima, que continua ao longo de 2026, até passar o bastão para a Turquia em novembro, para a COP31.

“O roadmap nós vamos anunciar. Será uma iniciativa da presidência brasileira. Não fica no texto, mas a presidência brasileira começou há dez dia. Ainda temos onze meses”, explicou o embaixador.

Corrêa do Lago também disse que a expectativa é ter a aprovação de uma série de documentos ainda na manhã deste sábado, após delegados adentrarem a madrugada pela segunda vez seguida, discutindo o texto final.

Um dos pontos que avançou, segundo o presidente da COP30 foi o financiamento para adaptação.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias