Aliança nuclear

Mais de 30 países aderem a iniciativa para triplicar capacidade nuclear até 2050

Segundo a World Nuclear Association, em 2023, os reatores nucleares ajudaram a evitar 2,1 bilhões de toneladas de emissões de CO2

Declaração para triplicar capacidade nuclear recebe seis novos adeptos (Foto: COP29 Azerbaijan)
Declaração para triplicar capacidade nuclear recebe seis novos adeptos | Foto: COP29 Azerbaijan

BRASÍLIA — El Salvador, Cazaquistão, Quênia, Kosovo, Nigéria e Turquia se uniram, nesta quarta (13/11), ao grupo de países que apoiam uma iniciativa lançada em dezembro de 2023 para triplicar a capacidade global de energia nuclear até 2050.

O anúncio ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), em Baku, no Azerbaijão.

Com a chegada desses seis países, agora sobe para 31 o número de nações que endossam a expansão nuclear como uma das alternativas para fornecer eletricidade de baixo carbono e contribuir para limitar o aquecimento do planeta.

Segundo a World Nuclear Association, em 2023, os reatores nucleares ajudaram a evitar 2,1 bilhões de toneladas de emissões de CO2, quando comparados com a geração equivalente de carvão.

A geração global a partir desta fonte aumentou para 2.602 TWh em 2023, ante 2.544 TWh em 2022, fornecendo 9% da eletricidade mundial, perdendo apenas para a energia hidrelétrica entre as fontes de energia limpa.

“O anúncio de hoje destaca o papel essencial da energia nuclear no cumprimento das metas do Acordo de Paris de forma econômica e equitativa. A liderança exige uma avaliação clara do aqui e agora, mas também a previsão para se preparar para o que o mundo precisará não apenas em 2050, mas nas décadas seguintes”, disse a diretora geral da World Nuclear Association, Sama Bilbao y León.

Atualmente, 64 reatores em 15 países estão em construção, enquanto mais de 20 novos países participantes, como Gana, Polônia e Filipinas, estão em vários estágios de desenvolvimento de políticas para permitir a construção de suas primeiras usinas nucleares.

Também durante a COP29, os Estados Unidos divulgaram seu roteiro delineando planos para a implantação de 200 GW de capacidade nuclear até 2050.

Signatários da Declaração para Triplicar a Energia Nuclear até 2050

As 31 nações que endossaram a Declaração para a Tripla Energia Nuclear incluem Armênia, Bulgária, Canadá, Croácia, República Tcheca, *El Salvador, Finlândia, França, Gana, Hungria, Jamaica, Japão, *Cazaquistão, *Quênia, República da Coreia, *Kosovo, Moldávia, Mongólia, Marrocos, Holanda, *Nigéria, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, *Turquia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos da América.

*Novos endossantes, a partir de quarta-feira, 13 de novembro de 2024, na COP29 em Baku.